TEATRO NA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES DE INTERAGIR E LER O MUNDO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104830 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2497 "inscrito_id" => 9006 "titulo" => "TEATRO NA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES DE INTERAGIR E LER O MUNDO" "resumo" => "Este trabalho apresenta considerações sobre as experiências vividas durante a leitura e o processo de estágio, articulado com as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Oriundo do governo federal, o PIBID, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), possibilita aos futuros professores uma aproximação com o contexto escolar da educação básica (BRASIL, 2020). O estágio de intervenção docente, pertence a 5ª fase do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina. E aconteceu na Escola Municipal Pedro Marcolino Gesser, do município de Braço do Norte-SC, na turma do Pré escolar. Durante o estágio de intervenção docente, por meio da contação de histórias, atividades interativas e o teatro, vivenciamos momentos muitos significativos na interação com crianças do pré-escolar, a partir da moral da história, da prática da leitura interativa e divertida, com foco na inclusão educacional e questões de bullying. Observamos que as crianças se divertiram e ao mesmo tempo aprenderam que o hábito da leitura pode ser de forma divertida e diferente, a utilização de atividades interativas e lúdicas incentivam e facilitam o aprendizado das crianças. As experiências vivenciadas durante a intervenção docente foram significativas, pois a aproximação com o contexto escolar permitiu uma prática pedagógica positiva. O objetivo deste trabalho foi socializar as experiências vivenciadas no campo da educação infantil; descrever os procedimentos de elaboração do projeto de intervenção docente e apresentar os pontos positivos da intervenção docente." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9006_TB2497_07102023230549.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELICA LETICIA SCHEID" "autor_nome_curto" => "ANGELICA" "autor_email" => "angelica.scheid@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104830 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2497 "inscrito_id" => 9006 "titulo" => "TEATRO NA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES DE INTERAGIR E LER O MUNDO" "resumo" => "Este trabalho apresenta considerações sobre as experiências vividas durante a leitura e o processo de estágio, articulado com as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Oriundo do governo federal, o PIBID, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), possibilita aos futuros professores uma aproximação com o contexto escolar da educação básica (BRASIL, 2020). O estágio de intervenção docente, pertence a 5ª fase do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina. E aconteceu na Escola Municipal Pedro Marcolino Gesser, do município de Braço do Norte-SC, na turma do Pré escolar. Durante o estágio de intervenção docente, por meio da contação de histórias, atividades interativas e o teatro, vivenciamos momentos muitos significativos na interação com crianças do pré-escolar, a partir da moral da história, da prática da leitura interativa e divertida, com foco na inclusão educacional e questões de bullying. Observamos que as crianças se divertiram e ao mesmo tempo aprenderam que o hábito da leitura pode ser de forma divertida e diferente, a utilização de atividades interativas e lúdicas incentivam e facilitam o aprendizado das crianças. As experiências vivenciadas durante a intervenção docente foram significativas, pois a aproximação com o contexto escolar permitiu uma prática pedagógica positiva. O objetivo deste trabalho foi socializar as experiências vivenciadas no campo da educação infantil; descrever os procedimentos de elaboração do projeto de intervenção docente e apresentar os pontos positivos da intervenção docente." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9006_TB2497_07102023230549.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELICA LETICIA SCHEID" "autor_nome_curto" => "ANGELICA" "autor_email" => "angelica.scheid@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }