APRENDIZAGEM DOCENTE NO PROGRAMARESIDÊNCIAPEDAGÓGICA: COMO ME CONSTITUI PROFESSORA?
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103427 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 877 "inscrito_id" => 4885 "titulo" => "APRENDIZAGEM DOCENTE NO PROGRAMARESIDÊNCIAPEDAGÓGICA: COMO ME CONSTITUI PROFESSORA?" "resumo" => "RESUMO Este relato visa analisar a forma como a residente foi se constituindo professora no Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. No PRP os residentes participam de vários momentos de aprendizagem docente. No percurso metodológico, utilizou-se abordagem qualitativa como estratégia de recolha de dados, sendo realizado observações e análise descritas no caderno de campo e portfólio elaborados durante a trajetória no PRP, subprojeto Biologia. No período de diagnóstico escolar observou-se os métodos de ensino e a interação da professora com os alunos. Neste processo, considera-se o que é ter um olhar atento aos fatos e vivências. Formar-se professora foi marcado por momentos nos quais apercepção docente se fez presente, com observação das aulas, participação e regência, tendo como aporte consolidador a realização de um projeto de ensino que foi intitulado por “Da morfologia da planta hortelã ao seu óleo essencial: práticas de ensino de biologia e química”, no qual teve-se a oportunidade de adquirir conhecimentos junto com os alunos, desde os conteúdos da BNCC à apresentação dos resultados em momentos formadores, na Biofiq Feira de Ciência do Colégio Quintiliano e no Beija- Flor do Instituto Federal Goiano Rio Verde – Go" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4885_TB877_20112023180535.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUSILEDE PEREIRA DE SOUSA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "Lusilêde" "autor_email" => "lusilede.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103427 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 877 "inscrito_id" => 4885 "titulo" => "APRENDIZAGEM DOCENTE NO PROGRAMARESIDÊNCIAPEDAGÓGICA: COMO ME CONSTITUI PROFESSORA?" "resumo" => "RESUMO Este relato visa analisar a forma como a residente foi se constituindo professora no Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. No PRP os residentes participam de vários momentos de aprendizagem docente. No percurso metodológico, utilizou-se abordagem qualitativa como estratégia de recolha de dados, sendo realizado observações e análise descritas no caderno de campo e portfólio elaborados durante a trajetória no PRP, subprojeto Biologia. No período de diagnóstico escolar observou-se os métodos de ensino e a interação da professora com os alunos. Neste processo, considera-se o que é ter um olhar atento aos fatos e vivências. Formar-se professora foi marcado por momentos nos quais apercepção docente se fez presente, com observação das aulas, participação e regência, tendo como aporte consolidador a realização de um projeto de ensino que foi intitulado por “Da morfologia da planta hortelã ao seu óleo essencial: práticas de ensino de biologia e química”, no qual teve-se a oportunidade de adquirir conhecimentos junto com os alunos, desde os conteúdos da BNCC à apresentação dos resultados em momentos formadores, na Biofiq Feira de Ciência do Colégio Quintiliano e no Beija- Flor do Instituto Federal Goiano Rio Verde – Go" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4885_TB877_20112023180535.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUSILEDE PEREIRA DE SOUSA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "Lusilêde" "autor_email" => "lusilede.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }