O DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DOCENTE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104687 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2332 "inscrito_id" => 8507 "titulo" => "O DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O diagnóstico da realidade escolar é um instrumento para investigação do contexto da escola, essa ferramenta tem por objetivo investigar a realidade espacial na qual a escola está inserida, retratando as dificuldades a partir de diferentes categorias de investigação, analisando a escola desde a sua infraestrutura física e as problemáticas dos indicadores educacionais além dos aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do contexto da cidade. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo relatar como ocorreu o processo de elaboração e aplicação do diagnóstico da realidade escolar aplicada na escola Cecília Estolano Meireles, localizada no município de Cajazeiras/Paraíba, essa ferramenta visa dar subsídios aos alunos do PIBID sobre a realidade escolar na qual ele está inserido. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo visando contemplar 05 categorias de investigação para a realização do diagnóstico, tais como: 01) Caracterização, descrição e análise do espaço geográfico do município e da cidade onde o subprojeto está sendo realizado; 02) Caracterização, descrição e análise do entorno da escola, desde aspectos paisagísticos até a mobilidade urbana; 04) Análise dos indicadores do Censo Escolar do município de Cajazeiras e 05) Elaboração e aplicação de questionário socioeconômico e cultural, dirigido aos estudantes da turma em que desenvolverá as atividades de iniciação a docência. Assim, a partir da análise das categorias supracitadas, obtemos uma grande base de dados sobre a realidade escolar, sendo importante para as futuras ações para os pibidianos que poderão modificar suas metodologias a partir da realidade do aluno." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD3_ID8507_TB2332_22112023105621.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHA IURI MACENA DE SA" "autor_nome_curto" => "Jonatha Iuri" "autor_email" => "yuremacena@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104687 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2332 "inscrito_id" => 8507 "titulo" => "O DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O diagnóstico da realidade escolar é um instrumento para investigação do contexto da escola, essa ferramenta tem por objetivo investigar a realidade espacial na qual a escola está inserida, retratando as dificuldades a partir de diferentes categorias de investigação, analisando a escola desde a sua infraestrutura física e as problemáticas dos indicadores educacionais além dos aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do contexto da cidade. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo relatar como ocorreu o processo de elaboração e aplicação do diagnóstico da realidade escolar aplicada na escola Cecília Estolano Meireles, localizada no município de Cajazeiras/Paraíba, essa ferramenta visa dar subsídios aos alunos do PIBID sobre a realidade escolar na qual ele está inserido. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo visando contemplar 05 categorias de investigação para a realização do diagnóstico, tais como: 01) Caracterização, descrição e análise do espaço geográfico do município e da cidade onde o subprojeto está sendo realizado; 02) Caracterização, descrição e análise do entorno da escola, desde aspectos paisagísticos até a mobilidade urbana; 04) Análise dos indicadores do Censo Escolar do município de Cajazeiras e 05) Elaboração e aplicação de questionário socioeconômico e cultural, dirigido aos estudantes da turma em que desenvolverá as atividades de iniciação a docência. Assim, a partir da análise das categorias supracitadas, obtemos uma grande base de dados sobre a realidade escolar, sendo importante para as futuras ações para os pibidianos que poderão modificar suas metodologias a partir da realidade do aluno." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD3_ID8507_TB2332_22112023105621.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHA IURI MACENA DE SA" "autor_nome_curto" => "Jonatha Iuri" "autor_email" => "yuremacena@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }