Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AULAS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103201
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 612
    "inscrito_id" => 4729
    "titulo" => "AULAS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O ensino de Biologia desempenha papel fundamental na compreensão dos fenômenos naturais, o que possibilita o professor explorar a veracidade dos conceitos teóricos trabalhados em sala de aula, por meio de aulas práticas, que relaciona as experiências vivenciadas pelos alunos com os conceitos estudados em sala, e permite o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, a partir de conhecimentos previamente estabelecidos, na construção de conhecimentos científicos-tecnológicos e suas implicações na sociedade. Considerada como ferramenta de ensino significativa para a aprendizagem, as aulas práticas facilitam a fixação de conhecimentos que não puderam ser compreendidos somente na teoria e estimula o desenvolvimento de habilidades investigativas, experimentais e de análises e/ou afetivas, que está relacionada com o trabalho em grupo ou reflexão das ações no ambiente (interesses, atitudes e valores). Dessa forma, esse trabalho objetivou fazer uma análise de cunho crítico-reflexiva sobre a experiência de uma graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Ponta Grossa, juntamente com o professor preceptor, sobre quatro tipos de aulas práticas distintas e suas contribuições, em uma turma do 1° ano do Ensino Médio regular em um colégio localizado no município de Ponta Grossa. Como resultado, foi possível notar a diversidade das práticas que rege como transformadoras no processo de desenvolvimento do pensamento humano e sua integração social, pois por meio delas, os alunos vão à procura de resolução dos problemas, de respostas às indagações e começam a assimilar a teoria e a prática como uma singularidade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4729_TB612_20112023181946.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLY CRISTINA GONÇALVES DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLY"
    "autor_email" => "isabelly.cgp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103201
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 612
    "inscrito_id" => 4729
    "titulo" => "AULAS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O ensino de Biologia desempenha papel fundamental na compreensão dos fenômenos naturais, o que possibilita o professor explorar a veracidade dos conceitos teóricos trabalhados em sala de aula, por meio de aulas práticas, que relaciona as experiências vivenciadas pelos alunos com os conceitos estudados em sala, e permite o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, a partir de conhecimentos previamente estabelecidos, na construção de conhecimentos científicos-tecnológicos e suas implicações na sociedade. Considerada como ferramenta de ensino significativa para a aprendizagem, as aulas práticas facilitam a fixação de conhecimentos que não puderam ser compreendidos somente na teoria e estimula o desenvolvimento de habilidades investigativas, experimentais e de análises e/ou afetivas, que está relacionada com o trabalho em grupo ou reflexão das ações no ambiente (interesses, atitudes e valores). Dessa forma, esse trabalho objetivou fazer uma análise de cunho crítico-reflexiva sobre a experiência de uma graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Ponta Grossa, juntamente com o professor preceptor, sobre quatro tipos de aulas práticas distintas e suas contribuições, em uma turma do 1° ano do Ensino Médio regular em um colégio localizado no município de Ponta Grossa. Como resultado, foi possível notar a diversidade das práticas que rege como transformadoras no processo de desenvolvimento do pensamento humano e sua integração social, pois por meio delas, os alunos vão à procura de resolução dos problemas, de respostas às indagações e começam a assimilar a teoria e a prática como uma singularidade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4729_TB612_20112023181946.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLY CRISTINA GONÇALVES DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLY"
    "autor_email" => "isabelly.cgp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O ensino de Biologia desempenha papel fundamental na compreensão dos fenômenos naturais, o que possibilita o professor explorar a veracidade dos conceitos teóricos trabalhados em sala de aula, por meio de aulas práticas, que relaciona as experiências vivenciadas pelos alunos com os conceitos estudados em sala, e permite o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, a partir de conhecimentos previamente estabelecidos, na construção de conhecimentos científicos-tecnológicos e suas implicações na sociedade. Considerada como ferramenta de ensino significativa para a aprendizagem, as aulas práticas facilitam a fixação de conhecimentos que não puderam ser compreendidos somente na teoria e estimula o desenvolvimento de habilidades investigativas, experimentais e de análises e/ou afetivas, que está relacionada com o trabalho em grupo ou reflexão das ações no ambiente (interesses, atitudes e valores). Dessa forma, esse trabalho objetivou fazer uma análise de cunho crítico-reflexiva sobre a experiência de uma graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Ponta Grossa, juntamente com o professor preceptor, sobre quatro tipos de aulas práticas distintas e suas contribuições, em uma turma do 1° ano do Ensino Médio regular em um colégio localizado no município de Ponta Grossa. Como resultado, foi possível notar a diversidade das práticas que rege como transformadoras no processo de desenvolvimento do pensamento humano e sua integração social, pois por meio delas, os alunos vão à procura de resolução dos problemas, de respostas às indagações e começam a assimilar a teoria e a prática como uma singularidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.