À SOMBRA DO ESTADO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL INSTITUCIONAL E A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104557 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2188 "inscrito_id" => 4586 "titulo" => "À SOMBRA DO ESTADO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL INSTITUCIONAL E A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL" "resumo" => "Esse trabalho estuda a relação entre o papel dos meios institucionais na construção e na manutenção das estruturas materiais e subjetivas de uma Escola Estadual de Ensino Médio, em Porto Alegre (RS). A análise é feita a partir da atuação pelo Programa de Residência Pedagógica em Sociologia da UFRGS, que tem como objetivo estabelecer um vínculo entre o ensino superior e o ensino básico, assim como aprofundar a formação docente teórica e prática. Desde março de 2023, acompanhamos as disciplinas de Sociologia, Iniciação Científica e Mundo do Trabalho. Nosso enfoque se debruça sobre um recorte situacional em que a instituição permaneceu cerca de 40 dias sem acesso a energia elétrica, com as aulas e todo o funcionamento das demais atividades ocorrendo no escuro, dependendo da iluminação natural. Esse recorte se deve à importância e às reverberações ocasionadas, seja pela percepção efetiva dos alunos e dos professores no próprio cotidiano, assim como a alteração na dinâmica das aulas, que contribuíram para dificultar a permanência das e dos estudantes em sala de aula. Para isso, exploramos a relação entre a estrutura da escola e a qualidade da educação, conhecida como “efeito escola”, e a sua relação com a evasão escolar a partir da realidade encontrada na experiência com o Ensino Básico. Destacamos que a estrutura da escola, além dos fenômenos estruturais da sociedade, influenciam diretamente na vida educacional dos estudantes e também dos profissionais da educação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4586_TB2188_06102023141347.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA SILVEIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ISADORA" "autor_email" => "costaisadora998@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104557 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2188 "inscrito_id" => 4586 "titulo" => "À SOMBRA DO ESTADO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL INSTITUCIONAL E A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL" "resumo" => "Esse trabalho estuda a relação entre o papel dos meios institucionais na construção e na manutenção das estruturas materiais e subjetivas de uma Escola Estadual de Ensino Médio, em Porto Alegre (RS). A análise é feita a partir da atuação pelo Programa de Residência Pedagógica em Sociologia da UFRGS, que tem como objetivo estabelecer um vínculo entre o ensino superior e o ensino básico, assim como aprofundar a formação docente teórica e prática. Desde março de 2023, acompanhamos as disciplinas de Sociologia, Iniciação Científica e Mundo do Trabalho. Nosso enfoque se debruça sobre um recorte situacional em que a instituição permaneceu cerca de 40 dias sem acesso a energia elétrica, com as aulas e todo o funcionamento das demais atividades ocorrendo no escuro, dependendo da iluminação natural. Esse recorte se deve à importância e às reverberações ocasionadas, seja pela percepção efetiva dos alunos e dos professores no próprio cotidiano, assim como a alteração na dinâmica das aulas, que contribuíram para dificultar a permanência das e dos estudantes em sala de aula. Para isso, exploramos a relação entre a estrutura da escola e a qualidade da educação, conhecida como “efeito escola”, e a sua relação com a evasão escolar a partir da realidade encontrada na experiência com o Ensino Básico. Destacamos que a estrutura da escola, além dos fenômenos estruturais da sociedade, influenciam diretamente na vida educacional dos estudantes e também dos profissionais da educação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4586_TB2188_06102023141347.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA SILVEIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ISADORA" "autor_email" => "costaisadora998@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }