A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE IMERSÃO NO IFPE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105031 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2723 "inscrito_id" => 8890 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE IMERSÃO NO IFPE" "resumo" => "Este relato de experiência apresenta a vivência da acadêmica Valeria Cristina Oliveira Gomes da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol, no Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), realizado entre o período de outubro de 2022 a setembro de 2023, em duas turmas do 4º período do Ensino Médio Integrado ao Técnico (equivalente ao 2º ano do Ensino Médio) do ensino público federal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife. O objetivo deste trabalho é evidenciar a imersão da realidade escolar durante a residência e como se constrói a identidade profissional do residente na formação inicial docente em Letras Língua Portuguesa promovida pelo Programa de Residência Pedagógica. Como suporte metodológico, utilizamos da abordagem qualitativa da pesquisa-ação. Para fundamentar, embasamos o trabalho nas leituras de Pimenta e Lima (2012), Antunes (2003) e Luna (2021). O texto relata aspectos gerais da trajetória da residente no PRP, contextualização da escola-campo e perfil dos estudantes, atividades realizadas, desafios vivenciados e resultados alcançados na experiência da prática docente da residente. Os principais resultados indicam que a vivência da residente no IFPE possibilitou a construção da identidade docente mediante a observação da prática pedagógica da preceptora voluntária, a investigação e a reflexão do cotidiano escolar, bem como a experiência de domíno das aulas a partir das regências." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8890_TB2723_15112023201532.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALERIA CRISTINA OLIVEIRA GOMES DA SILVA FILHA" "autor_nome_curto" => "VALERIA GOMES" "autor_email" => "valeriaoliveiragomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105031 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2723 "inscrito_id" => 8890 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE IMERSÃO NO IFPE" "resumo" => "Este relato de experiência apresenta a vivência da acadêmica Valeria Cristina Oliveira Gomes da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol, no Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), realizado entre o período de outubro de 2022 a setembro de 2023, em duas turmas do 4º período do Ensino Médio Integrado ao Técnico (equivalente ao 2º ano do Ensino Médio) do ensino público federal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife. O objetivo deste trabalho é evidenciar a imersão da realidade escolar durante a residência e como se constrói a identidade profissional do residente na formação inicial docente em Letras Língua Portuguesa promovida pelo Programa de Residência Pedagógica. Como suporte metodológico, utilizamos da abordagem qualitativa da pesquisa-ação. Para fundamentar, embasamos o trabalho nas leituras de Pimenta e Lima (2012), Antunes (2003) e Luna (2021). O texto relata aspectos gerais da trajetória da residente no PRP, contextualização da escola-campo e perfil dos estudantes, atividades realizadas, desafios vivenciados e resultados alcançados na experiência da prática docente da residente. Os principais resultados indicam que a vivência da residente no IFPE possibilitou a construção da identidade docente mediante a observação da prática pedagógica da preceptora voluntária, a investigação e a reflexão do cotidiano escolar, bem como a experiência de domíno das aulas a partir das regências." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8890_TB2723_15112023201532.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALERIA CRISTINA OLIVEIRA GOMES DA SILVA FILHA" "autor_nome_curto" => "VALERIA GOMES" "autor_email" => "valeriaoliveiragomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }