CONTRIBUIÇÕES DE RUTH BENEDICT PARA O DEBATE EDUCACIONAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102712 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 72 "inscrito_id" => 3621 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE RUTH BENEDICT PARA O DEBATE EDUCACIONAL" "resumo" => "A relação entre a antropologia e a educação é marcada por inúmeras tensões (Gusmão, 1997), especialmente em determinados debates, como aquele que envolve a apropriação da etnografia nas pesquisas educacionais (Valente, 1996; Oliveira, 2013, 2023). Todavia, é necessário enfatizar que desde o surgimento das primeiras pesquisas antropológicas, a reflexão em torno dos processos de ensino e de aprendizagem colocam-se no centro das atenções dos antropólogos, algo ainda mais evidenciado nos trabalhos de Franz Boas (1858-1942), Margaret Mead (1901-1978) e Ruth Benedict (1887-1948), vinculados à chamada escola culturalista. Ainda que os trabalhos de Mead e de Boas ganhem mais proeminência quando nos referimos às pesquisas sobre educação em antropologia, algumas das obras mais emblemáticas de Benedict como Padrões de Cultura (2005 [1934]) e o Crisântemo e a Espada (1972 [1946]) possuem uma parte significativa dedicada à análise dos processos de aprendizagem, algo realizado por meio de um amplo diálogo com a ideia de padrões culturais. Também se destaca em sua obra as contribuições para o debate sobre Neste trabalho, busco analisar as contribuições do trabalho de Ruth Benedict para o campo educacional, refletindo de forma mais ampla sobre a contribuição desse trabalho para a formação de professores. Qual o lugar da antropologia, e mais especificamente da obra de Benedict, na formação de professores?" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3621_TB72_12082023101954.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMURABI OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMURABI" "autor_email" => "amurabi1986@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102712 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 72 "inscrito_id" => 3621 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE RUTH BENEDICT PARA O DEBATE EDUCACIONAL" "resumo" => "A relação entre a antropologia e a educação é marcada por inúmeras tensões (Gusmão, 1997), especialmente em determinados debates, como aquele que envolve a apropriação da etnografia nas pesquisas educacionais (Valente, 1996; Oliveira, 2013, 2023). Todavia, é necessário enfatizar que desde o surgimento das primeiras pesquisas antropológicas, a reflexão em torno dos processos de ensino e de aprendizagem colocam-se no centro das atenções dos antropólogos, algo ainda mais evidenciado nos trabalhos de Franz Boas (1858-1942), Margaret Mead (1901-1978) e Ruth Benedict (1887-1948), vinculados à chamada escola culturalista. Ainda que os trabalhos de Mead e de Boas ganhem mais proeminência quando nos referimos às pesquisas sobre educação em antropologia, algumas das obras mais emblemáticas de Benedict como Padrões de Cultura (2005 [1934]) e o Crisântemo e a Espada (1972 [1946]) possuem uma parte significativa dedicada à análise dos processos de aprendizagem, algo realizado por meio de um amplo diálogo com a ideia de padrões culturais. Também se destaca em sua obra as contribuições para o debate sobre Neste trabalho, busco analisar as contribuições do trabalho de Ruth Benedict para o campo educacional, refletindo de forma mais ampla sobre a contribuição desse trabalho para a formação de professores. Qual o lugar da antropologia, e mais especificamente da obra de Benedict, na formação de professores?" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3621_TB72_12082023101954.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMURABI OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMURABI" "autor_email" => "amurabi1986@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }