O USO DE METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DE BIOMAS BRASILEIROS: UM RELATO DE EXPERIENCIA COM ALUNOS DO 9ºANO DA EMEF SÃO JOÃO BATISTA, CAMETÁ/PA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104218 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1809 "inscrito_id" => 9071 "titulo" => "O USO DE METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DE BIOMAS BRASILEIROS: UM RELATO DE EXPERIENCIA COM ALUNOS DO 9ºANO DA EMEF SÃO JOÃO BATISTA, CAMETÁ/PA" "resumo" => "O uso de metodologias educacionais tem sido desenvolvido ao da história para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Elas desempenham um papel crucial na educação, permitindo uma abordagem mais criativa, dinâmica e participativa, tornando os alunos agentes ativos na sala de aula. A utilização de recursos de didáticos adequados é essencial tanto para os educadores quanto para os educandos. No campo da educação, a incorporação de métodos ativos, auxilia no desenvolvimento de conteúdo que por vezes só podem ser realizados em atividades de campo. Este trabalho teve como objetivo o uso de metodologias ativas, que se aplicam em mecanismos diferenciados para o ensino de ciências, com o intuito de facilitar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de alunos do 9º ano, de uma escola de rede pública, do município de Cametá, sobre Biodiversidade e Biomas brasileiros. Essa nova perspectiva na sala de aula agrega valor e motiva os alunos na busca pelo conhecimento. A abordagem educacional proposta para o ensino da Biodiversidade e Biomas brasileiros foi desenvolvido por intermédio de didáticas e ferramentas, com objetivos específicos, para isso utilizou um mapa/quebra-cabeça, caixas entomológicas, animais conservados em álcool e óculos de realidade virtual. O uso desses diferentes mecanismos apresentaram aceitação majoritária por parte dos alunos, as quais deveriam está intimamente relacionados ao processo de aprendizagem com uma finalidade específica. A introdução de novos métodos dinâmicos desperta entusiasmo e curiosidade, sendo essas essenciais no ensino, afim de envolver e motivar os alunos em sala de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9071_TB1809_14112023144520.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CARNEIRO DE SOUZA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "francisco.souza.junior@cameta.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104218 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1809 "inscrito_id" => 9071 "titulo" => "O USO DE METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DE BIOMAS BRASILEIROS: UM RELATO DE EXPERIENCIA COM ALUNOS DO 9ºANO DA EMEF SÃO JOÃO BATISTA, CAMETÁ/PA" "resumo" => "O uso de metodologias educacionais tem sido desenvolvido ao da história para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Elas desempenham um papel crucial na educação, permitindo uma abordagem mais criativa, dinâmica e participativa, tornando os alunos agentes ativos na sala de aula. A utilização de recursos de didáticos adequados é essencial tanto para os educadores quanto para os educandos. No campo da educação, a incorporação de métodos ativos, auxilia no desenvolvimento de conteúdo que por vezes só podem ser realizados em atividades de campo. Este trabalho teve como objetivo o uso de metodologias ativas, que se aplicam em mecanismos diferenciados para o ensino de ciências, com o intuito de facilitar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de alunos do 9º ano, de uma escola de rede pública, do município de Cametá, sobre Biodiversidade e Biomas brasileiros. Essa nova perspectiva na sala de aula agrega valor e motiva os alunos na busca pelo conhecimento. A abordagem educacional proposta para o ensino da Biodiversidade e Biomas brasileiros foi desenvolvido por intermédio de didáticas e ferramentas, com objetivos específicos, para isso utilizou um mapa/quebra-cabeça, caixas entomológicas, animais conservados em álcool e óculos de realidade virtual. O uso desses diferentes mecanismos apresentaram aceitação majoritária por parte dos alunos, as quais deveriam está intimamente relacionados ao processo de aprendizagem com uma finalidade específica. A introdução de novos métodos dinâmicos desperta entusiasmo e curiosidade, sendo essas essenciais no ensino, afim de envolver e motivar os alunos em sala de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9071_TB1809_14112023144520.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CARNEIRO DE SOUZA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "francisco.souza.junior@cameta.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }