O MUNDO DAS FADAS EM AÇÃO: APRENDENDO ESPANHOL ATRAVÉS DO CONTO “LA CENICIENTA”
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104872 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2546 "inscrito_id" => 2802 "titulo" => "O MUNDO DAS FADAS EM AÇÃO: APRENDENDO ESPANHOL ATRAVÉS DO CONTO “LA CENICIENTA”" "resumo" => "O presente trabalho objetiva relatar uma experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito da E.E.M. Dra. Aldaci Barbosa. É importante mencionar que a aplicação do projeto continua em andamento e os resultados serão obtidos posteriormente. Esta pesquisa busca demonstrar que, por meio da implementação de abordagens-metodológicas voltadas ao ensino de um segundo idioma, direcionadas aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, é possível aproveitar gêneros literários, mais precisamente o gênero conto, como uma ferramenta eficaz no processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola. Para tal, foi desenvolvida uma sequência didática: O mundo das fadas em ação: aprendendo espanhol através do conto "La Cenicienta", que atua no incentivo à formação de leitores literários, visando inserir os discentes em atividades de habilidades linguísticas integradas, por meio de recursos como vídeos, imagens e audiolivros, permitindo a construção do prazer pela leitura. O objetivo principal da sequência didática consiste em analisar como os contos de fadas podem ser empregados para facilitar o processo de aprendizado de um segundo idioma, com foco na língua espanhola. Com base na análise concisa de estudos bibliográficos pertinentes à temática em questão (LARSEN-FREEMAN, 1986; BRONCKART, 2001; MARCUSCHI, 2011; ALMEIDA FILHO, 2013; TAJZAD E NAMAGHI, 2014; PONTES e DUARTE, 2018;), bem como em uma reflexão fundamentada na experiência prática e observações detalhadas, o estudo aponta sobre a integração da leitura no âmbito educacional, evidenciando uma pesquisa acerca dos contos de fadas e sua aplicação no contexto das aulas de línguas estrangeiras." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2802_TB2546_18112023205757.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FRANCYNETH BARROSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCYNETH" "autor_email" => "mariafrancynethbarroso53@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104872 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2546 "inscrito_id" => 2802 "titulo" => "O MUNDO DAS FADAS EM AÇÃO: APRENDENDO ESPANHOL ATRAVÉS DO CONTO “LA CENICIENTA”" "resumo" => "O presente trabalho objetiva relatar uma experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito da E.E.M. Dra. Aldaci Barbosa. É importante mencionar que a aplicação do projeto continua em andamento e os resultados serão obtidos posteriormente. Esta pesquisa busca demonstrar que, por meio da implementação de abordagens-metodológicas voltadas ao ensino de um segundo idioma, direcionadas aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, é possível aproveitar gêneros literários, mais precisamente o gênero conto, como uma ferramenta eficaz no processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola. Para tal, foi desenvolvida uma sequência didática: O mundo das fadas em ação: aprendendo espanhol através do conto "La Cenicienta", que atua no incentivo à formação de leitores literários, visando inserir os discentes em atividades de habilidades linguísticas integradas, por meio de recursos como vídeos, imagens e audiolivros, permitindo a construção do prazer pela leitura. O objetivo principal da sequência didática consiste em analisar como os contos de fadas podem ser empregados para facilitar o processo de aprendizado de um segundo idioma, com foco na língua espanhola. Com base na análise concisa de estudos bibliográficos pertinentes à temática em questão (LARSEN-FREEMAN, 1986; BRONCKART, 2001; MARCUSCHI, 2011; ALMEIDA FILHO, 2013; TAJZAD E NAMAGHI, 2014; PONTES e DUARTE, 2018;), bem como em uma reflexão fundamentada na experiência prática e observações detalhadas, o estudo aponta sobre a integração da leitura no âmbito educacional, evidenciando uma pesquisa acerca dos contos de fadas e sua aplicação no contexto das aulas de línguas estrangeiras." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2802_TB2546_18112023205757.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FRANCYNETH BARROSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCYNETH" "autor_email" => "mariafrancynethbarroso53@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }