PIBID E FORMAÇÃO INICIAL Á DOCÊNCIA: O DISCURSO DAS LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103996 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1560 "inscrito_id" => 6215 "titulo" => "PIBID E FORMAÇÃO INICIAL Á DOCÊNCIA: O DISCURSO DAS LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O presente artigo objetiva analisar de que maneira o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência — PIBID, contribui para a formação inicial das licenciandas do curso de pedagogia. Sabe-se que o programa tem por finalidade oferecer aos bolsistas, ainda no início da sua formação, uma articulação entre a universidade e a educação básica, seja por meio do contato direto com a realidade da sala de aula, seja através de experiências e conhecimentos teórico-práticos das supervisoras (professoras das escolas básicas), a fim de contribuir para o aprimoramento do ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento de sua formação. Dessa forma, a temática apresenta a seguinte pergunta norteadora: qual o discurso das licenciandas do curso de pedagogia do campus I, da Universidade Estadual de Alagoas — UNEAL, em relação às contribuições do PIBID para a formação inicial no curso de pedagogia?. A metodologia adotada consistiu em uma abordagem qualitativa, com uso de um questionário aplicado a 10 (dez) discentes, bolsistas do PIBID. A fundamentação teórica baseou-se nas reflexões de Tardif (2010), Libâneo (1994), Freire (1998) e outros autores que discutem o referido tema. Os resultados da pesquisa demonstram a importância do PIBID no período inicial da formação, principalmente pela possibilidade de as pibidianas entrarem em contato com o cotidiano escolar, antes dos estágios obrigatórios, bem como de observarem e vivenciarem os obstáculos relacionados às dificuldades de aprendizagem, sobretudo de leitura e escrita." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6215_TB1560_20112023194952.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA DA SILVA BRITO SOARES" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erikasoares@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103996 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1560 "inscrito_id" => 6215 "titulo" => "PIBID E FORMAÇÃO INICIAL Á DOCÊNCIA: O DISCURSO DAS LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O presente artigo objetiva analisar de que maneira o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência — PIBID, contribui para a formação inicial das licenciandas do curso de pedagogia. Sabe-se que o programa tem por finalidade oferecer aos bolsistas, ainda no início da sua formação, uma articulação entre a universidade e a educação básica, seja por meio do contato direto com a realidade da sala de aula, seja através de experiências e conhecimentos teórico-práticos das supervisoras (professoras das escolas básicas), a fim de contribuir para o aprimoramento do ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento de sua formação. Dessa forma, a temática apresenta a seguinte pergunta norteadora: qual o discurso das licenciandas do curso de pedagogia do campus I, da Universidade Estadual de Alagoas — UNEAL, em relação às contribuições do PIBID para a formação inicial no curso de pedagogia?. A metodologia adotada consistiu em uma abordagem qualitativa, com uso de um questionário aplicado a 10 (dez) discentes, bolsistas do PIBID. A fundamentação teórica baseou-se nas reflexões de Tardif (2010), Libâneo (1994), Freire (1998) e outros autores que discutem o referido tema. Os resultados da pesquisa demonstram a importância do PIBID no período inicial da formação, principalmente pela possibilidade de as pibidianas entrarem em contato com o cotidiano escolar, antes dos estágios obrigatórios, bem como de observarem e vivenciarem os obstáculos relacionados às dificuldades de aprendizagem, sobretudo de leitura e escrita." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6215_TB1560_20112023194952.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA DA SILVA BRITO SOARES" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erikasoares@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }