ENSINO DE LITERATURA NO 2.º ANO DO ENSINO MÉDIO E O USO DO MATERIAL ESTRUTURADO EM RONDONÓPOLIS, MT
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105046 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2741 "inscrito_id" => 7826 "titulo" => "ENSINO DE LITERATURA NO 2.º ANO DO ENSINO MÉDIO E O USO DO MATERIAL ESTRUTURADO EM RONDONÓPOLIS, MT" "resumo" => "Este estudo visa abordar a qualidade do conteúdo literário no material estruturado usado no 2.º ano do ensino médio numa escola estadual em Rondonópolis — MT. Reconhecendo a importância de um currículo abrangente e envolvente em Literatura, é crucial avaliar a qualidade e a adequação dos materiais fornecidos aos estudantes. Desse modo, este trabalho analisou o material de literatura utilizado, considerando a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e apresentou o ponto de vista de alguns teóricos acerca da literatura e seu ensino. Para isso, utilizou-se, principalmente, a perspectiva de CANDIDO (1995) e TODOROV (2009). O estudo foi realizado durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica — Subprojeto Língua Portuguesa, do curso de Letras — Língua Portuguesa da Universidade Federal de Rondonópolis/MT. A análise do conteúdo literário do material revelou certas deficiências. Em primeiro lugar, uma gama limitada de gêneros literários, autores e obras está presente, o que pode dificultar a exposição dos estudantes a experiências literárias diversas. Além disso, conteúdos desatualizados ou irrelevantes, quando incluídos, não dialogam com os estudantes contemporâneos e comprometem a relevância do material. Diante dessas preocupações, é crucial que seja revisto e aprimorado o conteúdo literário no material estruturado para o 2.º ano. Isso pode ser alcançado, inicialmente, por meio da atualização do conteúdo para incluir uma variedade maior de gêneros, vozes diversas e obras contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7826_TB2741_21112023000258.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA SANTANA NUNES" "autor_nome_curto" => "Camila Santana" "autor_email" => "camila.santana@aluno.ufr.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105046 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2741 "inscrito_id" => 7826 "titulo" => "ENSINO DE LITERATURA NO 2.º ANO DO ENSINO MÉDIO E O USO DO MATERIAL ESTRUTURADO EM RONDONÓPOLIS, MT" "resumo" => "Este estudo visa abordar a qualidade do conteúdo literário no material estruturado usado no 2.º ano do ensino médio numa escola estadual em Rondonópolis — MT. Reconhecendo a importância de um currículo abrangente e envolvente em Literatura, é crucial avaliar a qualidade e a adequação dos materiais fornecidos aos estudantes. Desse modo, este trabalho analisou o material de literatura utilizado, considerando a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e apresentou o ponto de vista de alguns teóricos acerca da literatura e seu ensino. Para isso, utilizou-se, principalmente, a perspectiva de CANDIDO (1995) e TODOROV (2009). O estudo foi realizado durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica — Subprojeto Língua Portuguesa, do curso de Letras — Língua Portuguesa da Universidade Federal de Rondonópolis/MT. A análise do conteúdo literário do material revelou certas deficiências. Em primeiro lugar, uma gama limitada de gêneros literários, autores e obras está presente, o que pode dificultar a exposição dos estudantes a experiências literárias diversas. Além disso, conteúdos desatualizados ou irrelevantes, quando incluídos, não dialogam com os estudantes contemporâneos e comprometem a relevância do material. Diante dessas preocupações, é crucial que seja revisto e aprimorado o conteúdo literário no material estruturado para o 2.º ano. Isso pode ser alcançado, inicialmente, por meio da atualização do conteúdo para incluir uma variedade maior de gêneros, vozes diversas e obras contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7826_TB2741_21112023000258.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA SANTANA NUNES" "autor_nome_curto" => "Camila Santana" "autor_email" => "camila.santana@aluno.ufr.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }