RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA COMO ATO POLÍTICO DE FORMACÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104231 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1824 "inscrito_id" => 5163 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA COMO ATO POLÍTICO DE FORMACÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo descrever ações do Programa de Residência Pedagógica (PRP 2022-2023), do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no contexto das escolas públicas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, problematizando práticas de natureza profissional como ato político de formação de professores compreendendo os efeitos dessa formação nas práticas escolares na Amazônia. O PRP de Matemática envolve a imersão de 18 licenciandos nas escolas como ação do subprojeto Práticas formativas em Matemática na educação básica: experiências em escolas públicas de Porto Velho, o qual visa o aprofundamento da formação na relação entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento escolar. A abordagem teórico-metodológica tem base nas ideias filosóficas de Ludwig Wittgenstein. Para Wittgenstein não existe nada fora da linguagem, o que oportuniza o trabalho com jogos de linguagem. Essa base metodológica abre a pesquisa para momentos de ressignificações de práticas escolares. Com essa abordagem na pesquisa, os caminhos foram ao encontro dos significados, e de ressignificados, para isso foram realizadas rodas de conversas, seminários com residentes, com a participação de professores preceptores das escolas e docentes da universidade. O texto descreve falas (jogos de linguagem) dos participantes não para interpretar, mas para problematizar através de rastros traçados pela pesquisa. Apresentamos a questão: como a formação inicial com vivências escolares pode potencializar a prática educativa do futuro professor? Formando o docente pesquisador da sua prática, criando aberturas para a contextualização das formas de vidas escolares amazônicas." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID5163_TB1824_15112023121751.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁTIA SEBASTIANA CARVALHO DOS SANTOS FARIAS" "autor_nome_curto" => "Kátia Sebastian" "autor_email" => "katiafarias2014@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104231 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1824 "inscrito_id" => 5163 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA COMO ATO POLÍTICO DE FORMACÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo descrever ações do Programa de Residência Pedagógica (PRP 2022-2023), do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no contexto das escolas públicas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, problematizando práticas de natureza profissional como ato político de formação de professores compreendendo os efeitos dessa formação nas práticas escolares na Amazônia. O PRP de Matemática envolve a imersão de 18 licenciandos nas escolas como ação do subprojeto Práticas formativas em Matemática na educação básica: experiências em escolas públicas de Porto Velho, o qual visa o aprofundamento da formação na relação entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento escolar. A abordagem teórico-metodológica tem base nas ideias filosóficas de Ludwig Wittgenstein. Para Wittgenstein não existe nada fora da linguagem, o que oportuniza o trabalho com jogos de linguagem. Essa base metodológica abre a pesquisa para momentos de ressignificações de práticas escolares. Com essa abordagem na pesquisa, os caminhos foram ao encontro dos significados, e de ressignificados, para isso foram realizadas rodas de conversas, seminários com residentes, com a participação de professores preceptores das escolas e docentes da universidade. O texto descreve falas (jogos de linguagem) dos participantes não para interpretar, mas para problematizar através de rastros traçados pela pesquisa. Apresentamos a questão: como a formação inicial com vivências escolares pode potencializar a prática educativa do futuro professor? Formando o docente pesquisador da sua prática, criando aberturas para a contextualização das formas de vidas escolares amazônicas." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID5163_TB1824_15112023121751.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁTIA SEBASTIANA CARVALHO DOS SANTOS FARIAS" "autor_nome_curto" => "Kátia Sebastian" "autor_email" => "katiafarias2014@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }