PRODUÇÃO DE MATERIAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O INSTAGRAM: AÇÕES DO PIBID QUÍMICA - IF GOIANO CAMPUS IPORÁ
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103985 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1547 "inscrito_id" => 7869 "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O INSTAGRAM: AÇÕES DO PIBID QUÍMICA - IF GOIANO CAMPUS IPORÁ" "resumo" => "A Divulgação Científica (DC) tem como centralidade veicular o conhecimento científico numa linguagem acessível ao público geral. Neste trabalho enfatizamos a necessidade de incluir a DC no ensino formal, como parte integrante da formação dos estudantes e foi orientado a partir da seguinte problemática: Como contribuir para que a Divulgação Científica seja parte da formação dos bolsistas do Subprojeto PIBID Química? Por conseguinte, objetivamos relatar as atividades promovidas no âmbito do PIBID Química para a formação de profissionais que considerem a Divulgação Científica como uma possibilidade de democratização do conhecimento e compreensão da ciência como um processo e não como verdade absoluta. O estudo envolveu quatro pibidianos do curso de Licenciatura em Química durante a criação de materiais para postagem via Instagram durante o período de abril a setembro de 2023. Os materiais produzidos podem ser classificados como sendo do tipo “conhecimentos gerais sobre química” e abarcavam temas diversos, como: Dia dos Povos Originários, café, produção do pão, combustível, maçã do amor e banheiros químicos. A análise dos dados revela que a produção de conteúdo de DC contribui para a formação dos pibidianos, incentivando-os a aprofundar seu conhecimento em química e melhorar suas habilidades de comunicação. Ademais, a interação com a coordenadora do projeto permitiu correções e feedbacks construtivos. Assim, o trabalho destaca a importância da DC na educação e na formação de professores, bem como os benefícios que essa abordagem traz para os estudantes, promovendo uma compreensão mais ampla e crítica da ciência." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7869_TB1547_20112023205932.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS VIEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheusvieirasilva0903@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103985 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1547 "inscrito_id" => 7869 "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O INSTAGRAM: AÇÕES DO PIBID QUÍMICA - IF GOIANO CAMPUS IPORÁ" "resumo" => "A Divulgação Científica (DC) tem como centralidade veicular o conhecimento científico numa linguagem acessível ao público geral. Neste trabalho enfatizamos a necessidade de incluir a DC no ensino formal, como parte integrante da formação dos estudantes e foi orientado a partir da seguinte problemática: Como contribuir para que a Divulgação Científica seja parte da formação dos bolsistas do Subprojeto PIBID Química? Por conseguinte, objetivamos relatar as atividades promovidas no âmbito do PIBID Química para a formação de profissionais que considerem a Divulgação Científica como uma possibilidade de democratização do conhecimento e compreensão da ciência como um processo e não como verdade absoluta. O estudo envolveu quatro pibidianos do curso de Licenciatura em Química durante a criação de materiais para postagem via Instagram durante o período de abril a setembro de 2023. Os materiais produzidos podem ser classificados como sendo do tipo “conhecimentos gerais sobre química” e abarcavam temas diversos, como: Dia dos Povos Originários, café, produção do pão, combustível, maçã do amor e banheiros químicos. A análise dos dados revela que a produção de conteúdo de DC contribui para a formação dos pibidianos, incentivando-os a aprofundar seu conhecimento em química e melhorar suas habilidades de comunicação. Ademais, a interação com a coordenadora do projeto permitiu correções e feedbacks construtivos. Assim, o trabalho destaca a importância da DC na educação e na formação de professores, bem como os benefícios que essa abordagem traz para os estudantes, promovendo uma compreensão mais ampla e crítica da ciência." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7869_TB1547_20112023205932.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS VIEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheusvieirasilva0903@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }