DE UMA PROPOSTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA A UMA AULA EXPOSITIVA-DIALOGADA: REFLEXÕES ACERCA DA REGÊNCIA DE CLASSE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103551 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1041 "inscrito_id" => 2879 "titulo" => "DE UMA PROPOSTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA A UMA AULA EXPOSITIVA-DIALOGADA: REFLEXÕES ACERCA DA REGÊNCIA DE CLASSE" "resumo" => "Este texto tem como objetivo relatar a experiência e algumas reflexões de uma futura professora, primeira autora, participante do Programa Residência Pedagógica (PRP), no desenvolvimento da Regência de Classe, especificamente na organização de aulas assentes na Modelagem Matemática; no desenvolvimento de (parte das) aulas planejadas e na adaptação do plano de aula em desenvolvimento para a metodologia expositiva-dialogada e desenvolvimento das aulas adaptadas. As aulas aconteceram na turma do 2° ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual de Paranavaí – Paraná, com a finalidade de introduzir o conteúdo de Sistemas Lineares a partir da proposta de elaboração, pelos alunos, de um novo cardápio de salgados para a cantina do colégio. A perspectiva de ensino assumida para fundamentar e orientar as aulas foi a Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática, a qual busca trabalhar os conceitos matemáticos por meio de problemas com referência na realidade. Os resultados evidenciam que a aula fundamentada pela Modelagem Matemática mobilizou uma turma de alunos pouco participativa para a resolução de uma situação-problema não matemática, por meio do trabalho autônomo em pequenos grupos, e possibilitou a compreensão deles acerca de um conteúdo que exigia abstração e elaboração de generalizações, impactando positivamente na participação dos alunos nas aulas subsequentes, caracterizadas como expositivas-dialogadas. Essa experiência formativa e, sobretudo, a reflexão sobre o que foi vivenciado, constituiu um momento importante da participação da residente no PRP e, de modo mais amplo, em sua trajetória profissional, possibilitando-a mobilizar e (re)significar conhecimentos em relação à matemática e ao seu ensino." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2879_TB1041_16112023123933.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA CARLA ALVES FALLEIRO" "autor_nome_curto" => "Bruna Falleiro" "autor_email" => "brunafalleiro.matematica@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103551 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1041 "inscrito_id" => 2879 "titulo" => "DE UMA PROPOSTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA A UMA AULA EXPOSITIVA-DIALOGADA: REFLEXÕES ACERCA DA REGÊNCIA DE CLASSE" "resumo" => "Este texto tem como objetivo relatar a experiência e algumas reflexões de uma futura professora, primeira autora, participante do Programa Residência Pedagógica (PRP), no desenvolvimento da Regência de Classe, especificamente na organização de aulas assentes na Modelagem Matemática; no desenvolvimento de (parte das) aulas planejadas e na adaptação do plano de aula em desenvolvimento para a metodologia expositiva-dialogada e desenvolvimento das aulas adaptadas. As aulas aconteceram na turma do 2° ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual de Paranavaí – Paraná, com a finalidade de introduzir o conteúdo de Sistemas Lineares a partir da proposta de elaboração, pelos alunos, de um novo cardápio de salgados para a cantina do colégio. A perspectiva de ensino assumida para fundamentar e orientar as aulas foi a Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática, a qual busca trabalhar os conceitos matemáticos por meio de problemas com referência na realidade. Os resultados evidenciam que a aula fundamentada pela Modelagem Matemática mobilizou uma turma de alunos pouco participativa para a resolução de uma situação-problema não matemática, por meio do trabalho autônomo em pequenos grupos, e possibilitou a compreensão deles acerca de um conteúdo que exigia abstração e elaboração de generalizações, impactando positivamente na participação dos alunos nas aulas subsequentes, caracterizadas como expositivas-dialogadas. Essa experiência formativa e, sobretudo, a reflexão sobre o que foi vivenciado, constituiu um momento importante da participação da residente no PRP e, de modo mais amplo, em sua trajetória profissional, possibilitando-a mobilizar e (re)significar conhecimentos em relação à matemática e ao seu ensino." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2879_TB1041_16112023123933.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA CARLA ALVES FALLEIRO" "autor_nome_curto" => "Bruna Falleiro" "autor_email" => "brunafalleiro.matematica@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }