A FORMA “ÁREA DE CONHECIMENTO” NA ORGANIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ARQUIVAMENTO DE RELATÓRIOS DE ATIVIDADES DA CAPES – BRASIL (1953-1964)
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103823 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1360 "inscrito_id" => 7872 "titulo" => "A FORMA “ÁREA DE CONHECIMENTO” NA ORGANIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ARQUIVAMENTO DE RELATÓRIOS DE ATIVIDADES DA CAPES – BRASIL (1953-1964)" "resumo" => "Este texto conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). Com o intuito de problematizar a produção discursiva da Área de Conhecimento em Ensino (ACE) da CAPES e buscar compreender o modo pelo qual a CAPES organiza a pós-graduação no país, torna-se importante pensar sobre a forma “área de conhecimento” que aloca os cursos de pós-graduação do ensino superior brasileiro. Em relação a isso, a partir de um arquivo de relatórios do período inicial da CAPES (1951-1964), este texto tem como objetivo específico arquivar o modo como a forma “área de conhecimento” emerge em uma série documental da CAPES. Com uma perspectiva arqueogenealógica, esta pesquisa se filia aos estudos arquivísticos foucaultiano, de modo que a noção de arquivo ganha caráter teórico-metodológico, na medida em que é o ponto de partida do trabalho empírico, mas também é o que proporciona desenvolver a problematização dos seus resultados. É possível afirmar, com base nos relatórios de atividades arquivados, que a forma “área de conhecimento” não era utilizada inicialmente para a organização dos cursos de graduação e pós-graduação brasileiros. A maneira pela qual a CAPES organizava os cursos de graduação e pós-graduação em seu início era variada, conforme os dados disponíveis e os interesses de atuação da agência, limitando-se em dividi-los variavelmente em: ramos de ensino, campos de ensino, campos de estudos, campos e assuntos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7872_TB1360_14112023100537.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INAUA WEIRICH RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Inauã W Ribeiro" "autor_email" => "iwribeiro@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103823 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1360 "inscrito_id" => 7872 "titulo" => "A FORMA “ÁREA DE CONHECIMENTO” NA ORGANIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ARQUIVAMENTO DE RELATÓRIOS DE ATIVIDADES DA CAPES – BRASIL (1953-1964)" "resumo" => "Este texto conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). Com o intuito de problematizar a produção discursiva da Área de Conhecimento em Ensino (ACE) da CAPES e buscar compreender o modo pelo qual a CAPES organiza a pós-graduação no país, torna-se importante pensar sobre a forma “área de conhecimento” que aloca os cursos de pós-graduação do ensino superior brasileiro. Em relação a isso, a partir de um arquivo de relatórios do período inicial da CAPES (1951-1964), este texto tem como objetivo específico arquivar o modo como a forma “área de conhecimento” emerge em uma série documental da CAPES. Com uma perspectiva arqueogenealógica, esta pesquisa se filia aos estudos arquivísticos foucaultiano, de modo que a noção de arquivo ganha caráter teórico-metodológico, na medida em que é o ponto de partida do trabalho empírico, mas também é o que proporciona desenvolver a problematização dos seus resultados. É possível afirmar, com base nos relatórios de atividades arquivados, que a forma “área de conhecimento” não era utilizada inicialmente para a organização dos cursos de graduação e pós-graduação brasileiros. A maneira pela qual a CAPES organizava os cursos de graduação e pós-graduação em seu início era variada, conforme os dados disponíveis e os interesses de atuação da agência, limitando-se em dividi-los variavelmente em: ramos de ensino, campos de ensino, campos de estudos, campos e assuntos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7872_TB1360_14112023100537.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INAUA WEIRICH RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Inauã W Ribeiro" "autor_email" => "iwribeiro@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }