REFLEXOS DE UM PERÍODO PÓS PANDEMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA- UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103850 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1391 "inscrito_id" => 1574 "titulo" => "REFLEXOS DE UM PERÍODO PÓS PANDEMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA- UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O isolamento como estratégia da saúde pública para diminuir os efeitos da pandemia de Covid-19 resultou em diversos danos educacionais que perduram até os dias atuais, onde, mesmo com o retorno das atividades presenciais, pode-se notar a lacuna existente na aprendizagem dos alunos que, por questões econômicas e sociais, não puderam dar continuidade ao seu processo de ensino durante o período. Destarte, o presente trabalho, elaborado no âmbito do Programa Residência Pedagógica no Subprojeto EduPen - Educar (para) o Pensar, São Luís-UFMA, tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas no primeiro módulo do Programa, de modo a evidenciar os impasses de uma educação que ainda vive de maneira pungente as consequências de uma pandemia que interrompeu abruptamente o contato dos alunos com a escola. O estudo é de natureza qualitativa, tendo como método de recolha de dados a observação participativa em uma escola pública de São Luís-MA, ancorada em referenciais bibliográficos que ressignificam a análise do vivenciado na escola-campo. Os resultados iniciais nos permitem informar que, por consequência do período pandêmico: a) os diferentes níveis de aprendizagem entre os alunos se tornaram ainda mais evidentes; b) as dificuldades no controle das emoções e interação entre os pares foram acentuadas; c) problemas relacionados a déficit de atenção se tornaram ainda mais frequentes. As experiências aqui relatadas propiciaram contribuições não só a escola, mas principalmente às residentes ao articularem os conhecimentos teóricos adquiridos durante o Curso, com a realidade prática experienciada na escola, enriquecendo assim, então, a trajetória do tornar-se educador." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1574_TB1391_06092023223554.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA VIDIGAL DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA Vidigal" "autor_email" => "roberta.costa@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103850 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1391 "inscrito_id" => 1574 "titulo" => "REFLEXOS DE UM PERÍODO PÓS PANDEMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA- UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O isolamento como estratégia da saúde pública para diminuir os efeitos da pandemia de Covid-19 resultou em diversos danos educacionais que perduram até os dias atuais, onde, mesmo com o retorno das atividades presenciais, pode-se notar a lacuna existente na aprendizagem dos alunos que, por questões econômicas e sociais, não puderam dar continuidade ao seu processo de ensino durante o período. Destarte, o presente trabalho, elaborado no âmbito do Programa Residência Pedagógica no Subprojeto EduPen - Educar (para) o Pensar, São Luís-UFMA, tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas no primeiro módulo do Programa, de modo a evidenciar os impasses de uma educação que ainda vive de maneira pungente as consequências de uma pandemia que interrompeu abruptamente o contato dos alunos com a escola. O estudo é de natureza qualitativa, tendo como método de recolha de dados a observação participativa em uma escola pública de São Luís-MA, ancorada em referenciais bibliográficos que ressignificam a análise do vivenciado na escola-campo. Os resultados iniciais nos permitem informar que, por consequência do período pandêmico: a) os diferentes níveis de aprendizagem entre os alunos se tornaram ainda mais evidentes; b) as dificuldades no controle das emoções e interação entre os pares foram acentuadas; c) problemas relacionados a déficit de atenção se tornaram ainda mais frequentes. As experiências aqui relatadas propiciaram contribuições não só a escola, mas principalmente às residentes ao articularem os conhecimentos teóricos adquiridos durante o Curso, com a realidade prática experienciada na escola, enriquecendo assim, então, a trajetória do tornar-se educador." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1574_TB1391_06092023223554.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA VIDIGAL DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA Vidigal" "autor_email" => "roberta.costa@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }