METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104554 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2185 "inscrito_id" => 3820 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA" "resumo" => "Este artigo aborda o uso de metodologias ativas no ensino da educação financeira. Através de um experimento didático, será implementado um sistema de atividades interligadas relacionadas à educação financeira, com o propósito de aplicá-las a estudantes do Ensino Médio. O objetivo é possibilitar que o estudante reflita sobre questões cotidianas envolvendo a educação financeira e o contexto em que está inserido. A pesquisa tem como foco a investigação do impacto e das contribuições das metodologias ativas para o desenvolvimento da educação financeira. Serão explorados os benefícios, como colaboração, pensamento crítico e aplicação prática de conceitos matemáticos no cotidiano financeiro. Desta forma, o experimento didático servirá como a metodologia orientadora desta pesquisa, que se desenvolverá em quatro etapas: estudos bibliográficos, planejamento da prática, execução e, por fim, análise de resultados. A realização deste estudo ocorrerá como parte das atividades programadas do Programa Residência Pedagógica, executado por alunos do 8° semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha, campus Frederico Westphalen/RS, através de um experimento didático. Este artigo é um recorte desse experimento didático, focando na discussão das metodologias ativas no ensino da educação financeira. Enfatiza-se a relevância de integrar essas metodologias no ensino de matemática para aprimorar a compreensão dos alunos e capacitá-los a tomar decisões financeiras conscientes. Por fim, esta pesquisa encontra-se em sua fase inicial, na qual já foram concluídos os estudos bibliográficos e o planejamento da prática. Em seguida, pretende-se realizar a aplicação da prática e analisar os resultados." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3820_TB2185_16112023181102.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIELLY HAMREN DAROS" "autor_nome_curto" => "CRISTIELLY" "autor_email" => "cristielly.2020008609@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104554 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2185 "inscrito_id" => 3820 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA" "resumo" => "Este artigo aborda o uso de metodologias ativas no ensino da educação financeira. Através de um experimento didático, será implementado um sistema de atividades interligadas relacionadas à educação financeira, com o propósito de aplicá-las a estudantes do Ensino Médio. O objetivo é possibilitar que o estudante reflita sobre questões cotidianas envolvendo a educação financeira e o contexto em que está inserido. A pesquisa tem como foco a investigação do impacto e das contribuições das metodologias ativas para o desenvolvimento da educação financeira. Serão explorados os benefícios, como colaboração, pensamento crítico e aplicação prática de conceitos matemáticos no cotidiano financeiro. Desta forma, o experimento didático servirá como a metodologia orientadora desta pesquisa, que se desenvolverá em quatro etapas: estudos bibliográficos, planejamento da prática, execução e, por fim, análise de resultados. A realização deste estudo ocorrerá como parte das atividades programadas do Programa Residência Pedagógica, executado por alunos do 8° semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha, campus Frederico Westphalen/RS, através de um experimento didático. Este artigo é um recorte desse experimento didático, focando na discussão das metodologias ativas no ensino da educação financeira. Enfatiza-se a relevância de integrar essas metodologias no ensino de matemática para aprimorar a compreensão dos alunos e capacitá-los a tomar decisões financeiras conscientes. Por fim, esta pesquisa encontra-se em sua fase inicial, na qual já foram concluídos os estudos bibliográficos e o planejamento da prática. Em seguida, pretende-se realizar a aplicação da prática e analisar os resultados." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3820_TB2185_16112023181102.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIELLY HAMREN DAROS" "autor_nome_curto" => "CRISTIELLY" "autor_email" => "cristielly.2020008609@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }