INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PELO PIBID/PEDAGOGIA: ALGUMAS REFLEXÕES FORMATIVAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL(CMEI), TERESINA-PI.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104008 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1572 "inscrito_id" => 5360 "titulo" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PELO PIBID/PEDAGOGIA: ALGUMAS REFLEXÕES FORMATIVAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL(CMEI), TERESINA-PI." "resumo" => "É importante afirmar que a participação do PIBID na formação inicial nos cursos de licenciaturas oportuniza aprender a ensinar, mediante vivências concretas da e na profissão professor, bem como a oportunidade de pensar projetos e situações de ensino sob a supervisão de professores no espaço da sala de aula, com propósito de contribuir para o avanço na qualidade de ensino e aprendizagem no decorrer do percurso da graduação de Licenciatura em Pedagogia. O presente texto objetiva apresentar reflexões acerca da vivência formativa trilhada no PIBID para iniciação à docência, pontuando atividades pedagógicas e situações de ensino como experiências em Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) pública na cidade de Teresina(PI). O presente trabalho apresenta relato de vivência no contexto da sala de aula mediatizados pelo Pibid. Para tanto, será fundamentado teoricamente, ou seja, este texto apresenta uma pesquisa bibliográfica. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), proporciona que alunos de licenciatura tenham oportunidade de vivenciar como funciona a rotina nas escolas públicas em prol de aproximar mais cedo o processo da experiência à docência. Observou-se na sala de aula que acompanhamos que a metodologia de ensino está direcionada para a aprendizagem dos alunos baseada em projetos planejados e executados como foco na construção de habilidades de leituras e escritas. Nesse sentido, estamos confirmando por meio do PIBID que para a atuação docente requer ser um profissional consciente, responsável e mediador de conhecimentos com foco na humanização do ser humano numa concepção transformadora." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5360_TB1572_19112023224130.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSYA ISIS DE OLIVEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "KESSYA ISIS" "autor_email" => "kessya.isis19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104008 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1572 "inscrito_id" => 5360 "titulo" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PELO PIBID/PEDAGOGIA: ALGUMAS REFLEXÕES FORMATIVAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL(CMEI), TERESINA-PI." "resumo" => "É importante afirmar que a participação do PIBID na formação inicial nos cursos de licenciaturas oportuniza aprender a ensinar, mediante vivências concretas da e na profissão professor, bem como a oportunidade de pensar projetos e situações de ensino sob a supervisão de professores no espaço da sala de aula, com propósito de contribuir para o avanço na qualidade de ensino e aprendizagem no decorrer do percurso da graduação de Licenciatura em Pedagogia. O presente texto objetiva apresentar reflexões acerca da vivência formativa trilhada no PIBID para iniciação à docência, pontuando atividades pedagógicas e situações de ensino como experiências em Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) pública na cidade de Teresina(PI). O presente trabalho apresenta relato de vivência no contexto da sala de aula mediatizados pelo Pibid. Para tanto, será fundamentado teoricamente, ou seja, este texto apresenta uma pesquisa bibliográfica. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), proporciona que alunos de licenciatura tenham oportunidade de vivenciar como funciona a rotina nas escolas públicas em prol de aproximar mais cedo o processo da experiência à docência. Observou-se na sala de aula que acompanhamos que a metodologia de ensino está direcionada para a aprendizagem dos alunos baseada em projetos planejados e executados como foco na construção de habilidades de leituras e escritas. Nesse sentido, estamos confirmando por meio do PIBID que para a atuação docente requer ser um profissional consciente, responsável e mediador de conhecimentos com foco na humanização do ser humano numa concepção transformadora." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5360_TB1572_19112023224130.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSYA ISIS DE OLIVEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "KESSYA ISIS" "autor_email" => "kessya.isis19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }