A INSERÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM CRIANÇAS DESENVOLVENDO SUA ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DE PRÁTICAS ELABORADAS NO RP.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103822 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1359 "inscrito_id" => 1538 "titulo" => "A INSERÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM CRIANÇAS DESENVOLVENDO SUA ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DE PRÁTICAS ELABORADAS NO RP." "resumo" => "O seguinte relato expressa a experiência acadêmica do curso de pedagogia do Centro Universitário da Região da Campanha em Bagé (RS) no Programa Residência Pedagógica- RP fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tendo como objetivo relatar a importância e a contribuição do Programa para discentes do curso de Pedagogia e alunos das turmas de 2° e 3° ano da E.M.E.F Creusa Brito Giorgis em Bagé / RS. A escola está situada no ambiente periférico onde existem grandes desigualdades, reflexos da pandemia e déficits. Enquanto bolsistas procuramos encarar a realidade e levar para aquelas crianças propostas que fizessem a diferença e mostrar para elas que é possível ter uma alfabetização efetiva mesmo que os contextos não colaboram muito. Começamos o trabalho com a observação das turmas do 2° e 3° ano do ensino fundamental, tivemos dois dias de observação em cada turma e isso nos possibilitou identificar as dificuldades de cada aluno e assim procuramos ajudar na alfabetização de cada aluno. Fizemos nossa proposta no turno inverso, onde concentramos nosso planejamento em metodologia lúdica. Fomos criando vínculos até que pudéssemos aplicar o teste da psicogênese feito de forma lúdica trazendo uma história cheia de contextos e palavras que nos possibilitou fazer um ditado de palavras e de frases. Com o resultado dos testes podemos ver os níveis que cada aluno se encaixa na alfabetização, assim trazendo um trabalho voltado para cada grupo com suas respectivas dificuldades de aprendizagem." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1538_TB1359_20112023232744.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLI DE OLIVEIRA MESSIAS" "autor_nome_curto" => "NICOLI" "autor_email" => "nicoli13oliveira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA (URCAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103822 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1359 "inscrito_id" => 1538 "titulo" => "A INSERÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM CRIANÇAS DESENVOLVENDO SUA ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DE PRÁTICAS ELABORADAS NO RP." "resumo" => "O seguinte relato expressa a experiência acadêmica do curso de pedagogia do Centro Universitário da Região da Campanha em Bagé (RS) no Programa Residência Pedagógica- RP fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tendo como objetivo relatar a importância e a contribuição do Programa para discentes do curso de Pedagogia e alunos das turmas de 2° e 3° ano da E.M.E.F Creusa Brito Giorgis em Bagé / RS. A escola está situada no ambiente periférico onde existem grandes desigualdades, reflexos da pandemia e déficits. Enquanto bolsistas procuramos encarar a realidade e levar para aquelas crianças propostas que fizessem a diferença e mostrar para elas que é possível ter uma alfabetização efetiva mesmo que os contextos não colaboram muito. Começamos o trabalho com a observação das turmas do 2° e 3° ano do ensino fundamental, tivemos dois dias de observação em cada turma e isso nos possibilitou identificar as dificuldades de cada aluno e assim procuramos ajudar na alfabetização de cada aluno. Fizemos nossa proposta no turno inverso, onde concentramos nosso planejamento em metodologia lúdica. Fomos criando vínculos até que pudéssemos aplicar o teste da psicogênese feito de forma lúdica trazendo uma história cheia de contextos e palavras que nos possibilitou fazer um ditado de palavras e de frases. Com o resultado dos testes podemos ver os níveis que cada aluno se encaixa na alfabetização, assim trazendo um trabalho voltado para cada grupo com suas respectivas dificuldades de aprendizagem." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1538_TB1359_20112023232744.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLI DE OLIVEIRA MESSIAS" "autor_nome_curto" => "NICOLI" "autor_email" => "nicoli13oliveira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA (URCAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }