DISCIPLINA TERRITÓRIO E TURISMO: EXPECTATIVAS E REALIDADE A PARTIR DA VIVÊNCIA NO PIBID.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104027 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1592 "inscrito_id" => 3875 "titulo" => "DISCIPLINA TERRITÓRIO E TURISMO: EXPECTATIVAS E REALIDADE A PARTIR DA VIVÊNCIA NO PIBID." "resumo" => "A partir da nova Lei nº 13.415/2017, estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio em escolas da rede pública e privada, aumentando o tempo mínimo do aluno nas escolas em uma nova organização curricular, mas que na “prática” difere de seus objetivos. A partir das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, localizada na área urbana de Palmeira dos Índios/AL. O objetivo foi apresentar a atual realidade no campo educacional, assim como a atuação em uma disciplina optativa durante o primeiro semestre de 2023. A escrita explorou os processos e avaliações sociais em turmas do primeiro e segundo anos, do Ensino Médio, na disciplina “Território e Turismo”, uma das eletivas dos itinerários formativos, destinada ao estudo sobre extensão e patrimônio cultural local. A proposta é transmigrar a sala de aula para o campo, visando um contato maior com a região, extraindo novas perspectivas de ensino. Atribuindo a responsabilidade aos pibidianos, a eletiva teve seu itinerário apresentado pelos estagiários com os principais tópicos antes de cada visita, logo após, em um outro momento com a catalogação das fotografias produzidas por eles, o que abriu espaço para novas indagações .A metodologia foi embasada em estudos bibliográficos e pesquisa participante, destinada a produção de diários de campo de acordo com os pressupostos de Malinowski (1978), sobre a importância do trabalho de campo e do envolvimento do pesquisador com os sujeitos e espaços pesquisados, além de outros autores envolvidos com a temática nela pesquisada" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3875_TB1592_25112023000040.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHEISY NAIR ROCHA DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "Jheisy Nair" "autor_email" => "jheisy.menezes.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104027 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1592 "inscrito_id" => 3875 "titulo" => "DISCIPLINA TERRITÓRIO E TURISMO: EXPECTATIVAS E REALIDADE A PARTIR DA VIVÊNCIA NO PIBID." "resumo" => "A partir da nova Lei nº 13.415/2017, estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio em escolas da rede pública e privada, aumentando o tempo mínimo do aluno nas escolas em uma nova organização curricular, mas que na “prática” difere de seus objetivos. A partir das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, localizada na área urbana de Palmeira dos Índios/AL. O objetivo foi apresentar a atual realidade no campo educacional, assim como a atuação em uma disciplina optativa durante o primeiro semestre de 2023. A escrita explorou os processos e avaliações sociais em turmas do primeiro e segundo anos, do Ensino Médio, na disciplina “Território e Turismo”, uma das eletivas dos itinerários formativos, destinada ao estudo sobre extensão e patrimônio cultural local. A proposta é transmigrar a sala de aula para o campo, visando um contato maior com a região, extraindo novas perspectivas de ensino. Atribuindo a responsabilidade aos pibidianos, a eletiva teve seu itinerário apresentado pelos estagiários com os principais tópicos antes de cada visita, logo após, em um outro momento com a catalogação das fotografias produzidas por eles, o que abriu espaço para novas indagações .A metodologia foi embasada em estudos bibliográficos e pesquisa participante, destinada a produção de diários de campo de acordo com os pressupostos de Malinowski (1978), sobre a importância do trabalho de campo e do envolvimento do pesquisador com os sujeitos e espaços pesquisados, além de outros autores envolvidos com a temática nela pesquisada" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3875_TB1592_25112023000040.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHEISY NAIR ROCHA DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "Jheisy Nair" "autor_email" => "jheisy.menezes.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }