PRÁTICAS CRÍTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PARCERIA PIBID LETRAS UFBA E COLÉGIO ESTADUAL MÁRIO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS1
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103644 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1153 "inscrito_id" => 3946 "titulo" => "PRÁTICAS CRÍTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PARCERIA PIBID LETRAS UFBA E COLÉGIO ESTADUAL MÁRIO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS1" "resumo" => "Essa comunicação, organizada pelo grupo de bolsistas de Iniciação à Docência do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à docência PIBID Letras UFBA, sob a coordenação de área da Profa. Dra. Lavínia Mattos e a supervisão da Profa. Lizéli Silva, visa apresentar o trabalho que estamos desenvolvendo no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (CEMATF), enfatizando as diretrizes político-educacionais, teóricas e pedagógicas concernentes às atividades de acompanhamento da rotina docente e das práticas de ensino da língua portuguesa. Centrando as observações nos desafios de professores e professoras no contexto educacional atual, atravessado pelos desdobramentos da pandemia da Covid-19, das mudanças curriculares vigentes e das fragilidades nas relações afetivo-emocionais, nossas contribuições têm visado estratégias pedagógicas pautadas por uma escuta sensível, reforçando o elo indissolúvel entre produção de conhecimento e mobilidade social, conforme se evidencia o Espaço de Leitura e Atividades Virtuais (ELVIS). Para tanto, buscamos o aporte teórico-metodológico dos Estudos Críticos da linguagem e das Literaturas, a partir de autores como Bakhtin (2012), quanto aos gêneros do discurso e as práticas de linguagens indissociáveis de sua funcionalidade; Fairclough (2001), no tocante ao discurso como prática social; Freire (1970) e sua abordagem emancipadora da educação; Rojo (2012), para questões acerca dos Letramentos e Multiletramentos, dentre outros. Com isso, visamos, enquanto docentes em formação, o aperfeiçoamento da prática pedagógica que tenha como desdobramentos a ampliação da visão teórico-critica e a formação de leitores e escritores críticos e proficientes, como promover também ações pedagógicas e políticas significativas para o ensino da língua materna." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3946_TB1153_31082023225331.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LALO CAEU CARNEIRO LORÊTO" "autor_nome_curto" => "LALO CAEU" "autor_email" => "lalo.c.loreto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103644 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1153 "inscrito_id" => 3946 "titulo" => "PRÁTICAS CRÍTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PARCERIA PIBID LETRAS UFBA E COLÉGIO ESTADUAL MÁRIO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS1" "resumo" => "Essa comunicação, organizada pelo grupo de bolsistas de Iniciação à Docência do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à docência PIBID Letras UFBA, sob a coordenação de área da Profa. Dra. Lavínia Mattos e a supervisão da Profa. Lizéli Silva, visa apresentar o trabalho que estamos desenvolvendo no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (CEMATF), enfatizando as diretrizes político-educacionais, teóricas e pedagógicas concernentes às atividades de acompanhamento da rotina docente e das práticas de ensino da língua portuguesa. Centrando as observações nos desafios de professores e professoras no contexto educacional atual, atravessado pelos desdobramentos da pandemia da Covid-19, das mudanças curriculares vigentes e das fragilidades nas relações afetivo-emocionais, nossas contribuições têm visado estratégias pedagógicas pautadas por uma escuta sensível, reforçando o elo indissolúvel entre produção de conhecimento e mobilidade social, conforme se evidencia o Espaço de Leitura e Atividades Virtuais (ELVIS). Para tanto, buscamos o aporte teórico-metodológico dos Estudos Críticos da linguagem e das Literaturas, a partir de autores como Bakhtin (2012), quanto aos gêneros do discurso e as práticas de linguagens indissociáveis de sua funcionalidade; Fairclough (2001), no tocante ao discurso como prática social; Freire (1970) e sua abordagem emancipadora da educação; Rojo (2012), para questões acerca dos Letramentos e Multiletramentos, dentre outros. Com isso, visamos, enquanto docentes em formação, o aperfeiçoamento da prática pedagógica que tenha como desdobramentos a ampliação da visão teórico-critica e a formação de leitores e escritores críticos e proficientes, como promover também ações pedagógicas e políticas significativas para o ensino da língua materna." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3946_TB1153_31082023225331.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LALO CAEU CARNEIRO LORÊTO" "autor_nome_curto" => "LALO CAEU" "autor_email" => "lalo.c.loreto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }