Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

“VAR TER EDUCAÇÃO FÍSICA HOJE?”: APRENDENDO A DOCÊNCIA E A EDUCAÇÃO FÍSICA POSSÍVEIS NUMA ESCOLA PERIFÉRICA DO EXTREMO OESTE DO RS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 02: Políticas Públicas e identidade docente
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105221
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2942
    "inscrito_id" => 4571
    "titulo" => "“VAR TER EDUCAÇÃO FÍSICA HOJE?”: APRENDENDO A DOCÊNCIA E A EDUCAÇÃO FÍSICA POSSÍVEIS NUMA ESCOLA PERIFÉRICA DO EXTREMO OESTE DO RS"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES promove a interação entre a universidade e a comunidade, permitindo que estudantes de licenciatura adquiram experiência docente nas escolas públicas. O programa visa preparar futuros educadores, enfatizando a importância da imersão em sala de aula e fornecendo orientação por parte de professores experientes. Este relato descreve a experiência de residentes de Educação Física da UNIPAMPA em uma escola periférica com desafios como evasão escolar e falta de engajamento dos alunos. Os residentes desenvolveram atividades para fortalecer o vínculo dos alunos com a escola, incluindo colônia de férias, oficinas esportivas e revitalização dos espaços escolares. Com o tempo, os estudantes reconheceram o trabalho realizado, melhorando o envolvimento nas atividades e o relacionamento professor-residente-aluno. A mudança de turno trouxe novos desafios, mas também ajudou a fortalecer o entendimento da docência e as habilidades de comunicação dos residentes. Destacando a importância do professor como mediador do processo educativo, especialmente em contextos desafiadores, e enfatiza a busca por uma educação que vá além da mera transmissão de conteúdo, promovendo a participação e o aprendizado mútuo. Junto aos ideias de Paulo Freire sobre a educação como um processo compartilhado entre sujeitos, reconhecendo a necessidade de uma educação que promova a justiça e a fraternidade."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4571_TB2942_16112023005004.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELA NUNES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELA"
    "autor_email" => "grazielarodrigues.aluno@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105221
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2942
    "inscrito_id" => 4571
    "titulo" => "“VAR TER EDUCAÇÃO FÍSICA HOJE?”: APRENDENDO A DOCÊNCIA E A EDUCAÇÃO FÍSICA POSSÍVEIS NUMA ESCOLA PERIFÉRICA DO EXTREMO OESTE DO RS"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES promove a interação entre a universidade e a comunidade, permitindo que estudantes de licenciatura adquiram experiência docente nas escolas públicas. O programa visa preparar futuros educadores, enfatizando a importância da imersão em sala de aula e fornecendo orientação por parte de professores experientes. Este relato descreve a experiência de residentes de Educação Física da UNIPAMPA em uma escola periférica com desafios como evasão escolar e falta de engajamento dos alunos. Os residentes desenvolveram atividades para fortalecer o vínculo dos alunos com a escola, incluindo colônia de férias, oficinas esportivas e revitalização dos espaços escolares. Com o tempo, os estudantes reconheceram o trabalho realizado, melhorando o envolvimento nas atividades e o relacionamento professor-residente-aluno. A mudança de turno trouxe novos desafios, mas também ajudou a fortalecer o entendimento da docência e as habilidades de comunicação dos residentes. Destacando a importância do professor como mediador do processo educativo, especialmente em contextos desafiadores, e enfatiza a busca por uma educação que vá além da mera transmissão de conteúdo, promovendo a participação e o aprendizado mútuo. Junto aos ideias de Paulo Freire sobre a educação como um processo compartilhado entre sujeitos, reconhecendo a necessidade de uma educação que promova a justiça e a fraternidade."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4571_TB2942_16112023005004.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELA NUNES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELA"
    "autor_email" => "grazielarodrigues.aluno@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES promove a interação entre a universidade e a comunidade, permitindo que estudantes de licenciatura adquiram experiência docente nas escolas públicas. O programa visa preparar futuros educadores, enfatizando a importância da imersão em sala de aula e fornecendo orientação por parte de professores experientes. Este relato descreve a experiência de residentes de Educação Física da UNIPAMPA em uma escola periférica com desafios como evasão escolar e falta de engajamento dos alunos. Os residentes desenvolveram atividades para fortalecer o vínculo dos alunos com a escola, incluindo colônia de férias, oficinas esportivas e revitalização dos espaços escolares. Com o tempo, os estudantes reconheceram o trabalho realizado, melhorando o envolvimento nas atividades e o relacionamento professor-residente-aluno. A mudança de turno trouxe novos desafios, mas também ajudou a fortalecer o entendimento da docência e as habilidades de comunicação dos residentes. Destacando a importância do professor como mediador do processo educativo, especialmente em contextos desafiadores, e enfatiza a busca por uma educação que vá além da mera transmissão de conteúdo, promovendo a participação e o aprendizado mútuo. Junto aos ideias de Paulo Freire sobre a educação como um processo compartilhado entre sujeitos, reconhecendo a necessidade de uma educação que promova a justiça e a fraternidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.