AS CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE FORMAÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103899 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1451 "inscrito_id" => 7037 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE FORMAÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Ministério da Educação (MEC), proporciona aos estudantes matriculados em cursos de Licenciatura, a oportunidade de vivenciar a docência em escolas públicas, além de ofertar bolsas de estudos aos contemplados pelo programa. Objetivou-se discorrer na pesquisa, quais são as contribuições do ciclo de formação pedagógica oferecida dentro do PIBID/MATEMÁTICA para a aprendizagem da docência na formação inicial. Desse modo, o estudo aplicado baseia-se no método qualitativo, onde as metodologias desenvolvidas para a promoção e busca do aprimoramento profissional dos licenciandos, se deu por meio do desenvolvimento de formações pedagógicas. Com essas ações, proporcionou-se orientações e aprendizados aos licenciandos participantes do programa, sendo ofertadas por meio do recurso online Google Meet, como também, presencialmente. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem da docência dos formandos em Matemática por ensejar a imersão em diversas atividades de aprendizagem à docência e iniciação à pesquisa. Além disso, as formações proporcionaram o compartilhar de experiências, obtidas dentro do programa entre professores, alunos e supervisores, enriquecendo e permitindo o desenvolvimento de redes de apoio e a difusão de métodos de ensino eficazes, os quais melhoraram o calibre da instrução. Portanto, as contribuições das formações foram substanciais e variadas, desempenhando um papel crucial na formação de professores, tornando-os capazes, comprometidos, reflexivos e preparando-os para assumir os desafios educacionais, impactando positivamente o contexto socioeducacional." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7037_TB1451_12092023153126.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELEM PESSOA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "SUELEM PESSOA" "autor_email" => "suelemfigueiredo16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103899 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1451 "inscrito_id" => 7037 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE FORMAÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Ministério da Educação (MEC), proporciona aos estudantes matriculados em cursos de Licenciatura, a oportunidade de vivenciar a docência em escolas públicas, além de ofertar bolsas de estudos aos contemplados pelo programa. Objetivou-se discorrer na pesquisa, quais são as contribuições do ciclo de formação pedagógica oferecida dentro do PIBID/MATEMÁTICA para a aprendizagem da docência na formação inicial. Desse modo, o estudo aplicado baseia-se no método qualitativo, onde as metodologias desenvolvidas para a promoção e busca do aprimoramento profissional dos licenciandos, se deu por meio do desenvolvimento de formações pedagógicas. Com essas ações, proporcionou-se orientações e aprendizados aos licenciandos participantes do programa, sendo ofertadas por meio do recurso online Google Meet, como também, presencialmente. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem da docência dos formandos em Matemática por ensejar a imersão em diversas atividades de aprendizagem à docência e iniciação à pesquisa. Além disso, as formações proporcionaram o compartilhar de experiências, obtidas dentro do programa entre professores, alunos e supervisores, enriquecendo e permitindo o desenvolvimento de redes de apoio e a difusão de métodos de ensino eficazes, os quais melhoraram o calibre da instrução. Portanto, as contribuições das formações foram substanciais e variadas, desempenhando um papel crucial na formação de professores, tornando-os capazes, comprometidos, reflexivos e preparando-os para assumir os desafios educacionais, impactando positivamente o contexto socioeducacional." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7037_TB1451_12092023153126.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELEM PESSOA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "SUELEM PESSOA" "autor_email" => "suelemfigueiredo16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }