PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM APORTE DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA”, DE MALBA TAHAN
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103371 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 813 "inscrito_id" => 2054 "titulo" => "PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM APORTE DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA”, DE MALBA TAHAN" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na I Mostra Matemática da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, proposto pelo Núcleo de Matemática do Programa de Residência Pedagógica. Como uma proposta interdisciplinar, o projeto teve como aporte o livro de Malba Tahan, “O homem que calculava”, e seu intuito foi desenvolver o protagonismo e autonomia dos alunos, a afetividade positiva destes com a matemática e divulgar o Dia Nacional da Matemática, comemorado em 06 de maio. Tomando como fundamentação teórica as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a contação de história e a interdisciplinaridade no Ensino de Matemática, a Mostra foi concebida para as turmas do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Cada turma foi apresentada a um capítulo do livro de Malba Tahan, e seus respectivos alunos dividiram-se em grupos para executar as atividades propostas que consistiam em: apresentar a história do capítulo; ilustrá-la e/ou fazer uma abordagem utilizando recursos gráficos; desenvolver o desafio apresentado no capítulo e; apresentar a matemática de forma interdisciplinar. O desenvolvimento dessas atividades evidenciou uma falta de familiaridade dos alunos com a metodologia de ensino adotada e trouxe dificuldades à execução do projeto dentro do que fora idealizado. Contudo, a proposta inicial se manteve, se fazendo presente inclusive no momento de avaliação, uma vez que os alunos puderam fazer suas considerações acerca da metodologia, atividades propostas, desenvolvimento e apresentação da Mostra, exercendo, desta forma, um papel de protagonismo." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2054_TB813_22112023184424.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOANA MILAGRES" "autor_nome_curto" => "MARIA JOANA" "autor_email" => "maria.joana@ufv.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103371 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 813 "inscrito_id" => 2054 "titulo" => "PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM APORTE DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA”, DE MALBA TAHAN" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na I Mostra Matemática da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, proposto pelo Núcleo de Matemática do Programa de Residência Pedagógica. Como uma proposta interdisciplinar, o projeto teve como aporte o livro de Malba Tahan, “O homem que calculava”, e seu intuito foi desenvolver o protagonismo e autonomia dos alunos, a afetividade positiva destes com a matemática e divulgar o Dia Nacional da Matemática, comemorado em 06 de maio. Tomando como fundamentação teórica as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a contação de história e a interdisciplinaridade no Ensino de Matemática, a Mostra foi concebida para as turmas do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Cada turma foi apresentada a um capítulo do livro de Malba Tahan, e seus respectivos alunos dividiram-se em grupos para executar as atividades propostas que consistiam em: apresentar a história do capítulo; ilustrá-la e/ou fazer uma abordagem utilizando recursos gráficos; desenvolver o desafio apresentado no capítulo e; apresentar a matemática de forma interdisciplinar. O desenvolvimento dessas atividades evidenciou uma falta de familiaridade dos alunos com a metodologia de ensino adotada e trouxe dificuldades à execução do projeto dentro do que fora idealizado. Contudo, a proposta inicial se manteve, se fazendo presente inclusive no momento de avaliação, uma vez que os alunos puderam fazer suas considerações acerca da metodologia, atividades propostas, desenvolvimento e apresentação da Mostra, exercendo, desta forma, um papel de protagonismo." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2054_TB813_22112023184424.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOANA MILAGRES" "autor_nome_curto" => "MARIA JOANA" "autor_email" => "maria.joana@ufv.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }