ELETIVA CARTOGRAFIA AFETIVA GEOGRAFIA, DESENHO E AMOR PELA CIDADE: PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL PROFESSOR ÁLVARO COSTA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105303 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 3042 "inscrito_id" => 9535 "titulo" => "ELETIVA CARTOGRAFIA AFETIVA GEOGRAFIA, DESENHO E AMOR PELA CIDADE: PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL PROFESSOR ÁLVARO COSTA" "resumo" => "Este trabalho é resultante da eletiva “Cartografia Afetiva: Geografia, Desenho e Amor Pela Cidade”, realizada de modo interdisciplinar entre o ensino de Geografia e História, na EMTI Prof. Álvaro Costa, localizada no bairro Cais do Porto, em Fortaleza, com alunos do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental, anos finais. A produção do conhecimento cartográfico pode ser vinculada às percepções, sensações e afetos vividos no espaço. Assim, a cartografia busca não somente o qualitativo, mas também o rompimento com a separação entre sujeito (o produtor do material cartográfico) e o objeto (o espaço representado). Desse modo, a cartografia é uma forma particular de leitura (e não apenas representação) da realidade, um sistema complexo e heterogêneo, constituído pelo sujeito, sim, mas também pelas relações que ele estabelece no espaço geográfico. O objetivo é compreender como a expressão dos sentimentos e identidades podem confeccionar mapas. Como referencial teórico, o trabalho apoia-se em Freire (2002), Silva et al. (2002), Stefanello (2009) e Passini (2010). Como metodologia realizamos 1) planejamento da atividade, 2) Aulas expositivas, 3) Aula de Campo, 4) criação de croquis e mapas afetivas e 5) compartilhamento dos resultados com a comunidade escolar. Como principais resultados temos a potencialização da aprendizagem sobre a cartografia básica, criação de croquis e mapas afetivos e compartilhamento dos resultados com a comunidade escolar. Por fim, trata-se de uma experimentação que convida os alunos a desenvolver um olhar mais atento tanto para a cidade, produzindo representações cartográficas do mundo e de si." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9535_TB3042_20112023224819.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELTON ANTONY NOBERTO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "EMANUELTON" "autor_email" => "emanuelton@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105303 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 3042 "inscrito_id" => 9535 "titulo" => "ELETIVA CARTOGRAFIA AFETIVA GEOGRAFIA, DESENHO E AMOR PELA CIDADE: PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL PROFESSOR ÁLVARO COSTA" "resumo" => "Este trabalho é resultante da eletiva “Cartografia Afetiva: Geografia, Desenho e Amor Pela Cidade”, realizada de modo interdisciplinar entre o ensino de Geografia e História, na EMTI Prof. Álvaro Costa, localizada no bairro Cais do Porto, em Fortaleza, com alunos do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental, anos finais. A produção do conhecimento cartográfico pode ser vinculada às percepções, sensações e afetos vividos no espaço. Assim, a cartografia busca não somente o qualitativo, mas também o rompimento com a separação entre sujeito (o produtor do material cartográfico) e o objeto (o espaço representado). Desse modo, a cartografia é uma forma particular de leitura (e não apenas representação) da realidade, um sistema complexo e heterogêneo, constituído pelo sujeito, sim, mas também pelas relações que ele estabelece no espaço geográfico. O objetivo é compreender como a expressão dos sentimentos e identidades podem confeccionar mapas. Como referencial teórico, o trabalho apoia-se em Freire (2002), Silva et al. (2002), Stefanello (2009) e Passini (2010). Como metodologia realizamos 1) planejamento da atividade, 2) Aulas expositivas, 3) Aula de Campo, 4) criação de croquis e mapas afetivas e 5) compartilhamento dos resultados com a comunidade escolar. Como principais resultados temos a potencialização da aprendizagem sobre a cartografia básica, criação de croquis e mapas afetivos e compartilhamento dos resultados com a comunidade escolar. Por fim, trata-se de uma experimentação que convida os alunos a desenvolver um olhar mais atento tanto para a cidade, produzindo representações cartográficas do mundo e de si." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9535_TB3042_20112023224819.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELTON ANTONY NOBERTO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "EMANUELTON" "autor_email" => "emanuelton@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }