PIBID PEDAGOGIA UFRRJ NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO EM NOVA IGUAÇU/RJ: ENTRE PRÁTICAS E NARRATIVAS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103296 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 729 "inscrito_id" => 638 "titulo" => "PIBID PEDAGOGIA UFRRJ NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO EM NOVA IGUAÇU/RJ: ENTRE PRÁTICAS E NARRATIVAS" "resumo" => "O subprojeto “Ler, escrever e contar sobre o nosso lugar no mundo: o trabalho com narrativas de famílias na Educação Básica da Baixada Fluminense” faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no período de 2022-2024. O objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas educativas sobre alfabetização e letramento desenvolvidas pelo PIBID Pedagogia IM/UFRRJ nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Monteiro Lobato em Nova Iguaçu/RJ. A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho qualitativa, parte do referencial bibliográfico, buscando trabalhar com os conceitos de Alfabetização, Letramento e narrativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Destacando dentre os referenciais: Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2004, 2006), Costa, Santos e Costa (2022). Analisamos a vivência em torno do dia 19 de abril na Escola Municipal Monteiro Lobato em Nova Iguaçu/RJ, o dia dos Povos Indígenas, data de comemoração da diversidade cultural indígena, abordando a importância de romper com os estereótipos existentes e demonstrar de forma lúdica aos alunos as conexões interculturais do cotidiano urbano que envolve veementemente a cultura indígena brasileira. Um conjunto de atividades trabalharam o dia dos Povos Indígenas, incluindo a leitura de livro, roda de conversa reforçando a presença de inúmeras palavras de origem indígena no cotidiano brasileiro, construção de cerâmica de inspiração indígena e registros gráficos. Novas narrativas são efetivadas nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Nova Iguaçu/RJ, elas se somam aos processos de alfabetização e de letramento." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID638_TB729_31082023032344.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉZIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLÉZIO" "autor_email" => "cleziogeo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103296 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 729 "inscrito_id" => 638 "titulo" => "PIBID PEDAGOGIA UFRRJ NA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO EM NOVA IGUAÇU/RJ: ENTRE PRÁTICAS E NARRATIVAS" "resumo" => "O subprojeto “Ler, escrever e contar sobre o nosso lugar no mundo: o trabalho com narrativas de famílias na Educação Básica da Baixada Fluminense” faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no período de 2022-2024. O objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas educativas sobre alfabetização e letramento desenvolvidas pelo PIBID Pedagogia IM/UFRRJ nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Monteiro Lobato em Nova Iguaçu/RJ. A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho qualitativa, parte do referencial bibliográfico, buscando trabalhar com os conceitos de Alfabetização, Letramento e narrativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Destacando dentre os referenciais: Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2004, 2006), Costa, Santos e Costa (2022). Analisamos a vivência em torno do dia 19 de abril na Escola Municipal Monteiro Lobato em Nova Iguaçu/RJ, o dia dos Povos Indígenas, data de comemoração da diversidade cultural indígena, abordando a importância de romper com os estereótipos existentes e demonstrar de forma lúdica aos alunos as conexões interculturais do cotidiano urbano que envolve veementemente a cultura indígena brasileira. Um conjunto de atividades trabalharam o dia dos Povos Indígenas, incluindo a leitura de livro, roda de conversa reforçando a presença de inúmeras palavras de origem indígena no cotidiano brasileiro, construção de cerâmica de inspiração indígena e registros gráficos. Novas narrativas são efetivadas nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Nova Iguaçu/RJ, elas se somam aos processos de alfabetização e de letramento." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID638_TB729_31082023032344.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉZIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLÉZIO" "autor_email" => "cleziogeo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }