APRENDIZAGEM NUMÉRICA DE 1 AO 10: UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103145 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 548 "inscrito_id" => 1494 "titulo" => "APRENDIZAGEM NUMÉRICA DE 1 AO 10: UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL" "resumo" => "É preciso incluir pessoas com deficiência em qualquer ambiente social, para que elas possam se desenvolver com autonomia. No ambiente escolar isso não é diferente. No que tange ao ensino de matemática, a utilização de determinados recursos didáticos pode contribuir para o ensino e aprendizagem numérica e tornar as aulas mais atrativas. Nesse contexto, neste artigo objetivamos: descrever como ocorreu o processo de aprendizagem numérica, de 1 a 10, com uma criança que possui Síndrome de Down, de uma escola pública municipal. Para isso, utilizamos o relato de experiência e os diários de bordo elaborados no decorrer de sete semanas de aulas. Dentre os referenciais teóricos utilizamos autores e documentos que abordem a temática, são eles: Pereira (2021), Maia, Soares e Santos (2019), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), Souza, Sad e Thiengo (2015), Hale (2014), Oliveira (2010), Nascimento (2008), Minayo (2007), Abdelahmeed (2007), Oliver e Buckley (1994), e Borba (1985). Concluímos que no processo de aprendizagem numérica o aluno com Síndrome de Down apresentou algumas dificuldades no início, principalmente na identificação de números. Porém, no decorrer das aulas e das atividades realizadas, as dificuldades foram amenizadas e o aluno com Down conseguia reconhecer os números e fazer associação com a quantidade de desenhos dos personagens do seriado Chaves. Independente da ordem que os números fossem colocados, ele já conseguia reconhecê-los, sem o auxílio do licenciando." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1494_TB548_16112023221255.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMÉLIA VICTÓRIA PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMÉLIA" "autor_email" => "ameliavictoria@unifesspa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103145 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 548 "inscrito_id" => 1494 "titulo" => "APRENDIZAGEM NUMÉRICA DE 1 AO 10: UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL" "resumo" => "É preciso incluir pessoas com deficiência em qualquer ambiente social, para que elas possam se desenvolver com autonomia. No ambiente escolar isso não é diferente. No que tange ao ensino de matemática, a utilização de determinados recursos didáticos pode contribuir para o ensino e aprendizagem numérica e tornar as aulas mais atrativas. Nesse contexto, neste artigo objetivamos: descrever como ocorreu o processo de aprendizagem numérica, de 1 a 10, com uma criança que possui Síndrome de Down, de uma escola pública municipal. Para isso, utilizamos o relato de experiência e os diários de bordo elaborados no decorrer de sete semanas de aulas. Dentre os referenciais teóricos utilizamos autores e documentos que abordem a temática, são eles: Pereira (2021), Maia, Soares e Santos (2019), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), Souza, Sad e Thiengo (2015), Hale (2014), Oliveira (2010), Nascimento (2008), Minayo (2007), Abdelahmeed (2007), Oliver e Buckley (1994), e Borba (1985). Concluímos que no processo de aprendizagem numérica o aluno com Síndrome de Down apresentou algumas dificuldades no início, principalmente na identificação de números. Porém, no decorrer das aulas e das atividades realizadas, as dificuldades foram amenizadas e o aluno com Down conseguia reconhecer os números e fazer associação com a quantidade de desenhos dos personagens do seriado Chaves. Independente da ordem que os números fossem colocados, ele já conseguia reconhecê-los, sem o auxílio do licenciando." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1494_TB548_16112023221255.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMÉLIA VICTÓRIA PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMÉLIA" "autor_email" => "ameliavictoria@unifesspa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }