QUE ELEMENTO SOU EU? UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO SOBRE TABELA PERIÓDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103057 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 451 "inscrito_id" => 1303 "titulo" => "QUE ELEMENTO SOU EU? UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO SOBRE TABELA PERIÓDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Novas estratégias de ensino tornam-se fundamentais diante do constante desenvolvimento e transformação da sociedade. Diante disso, a abordagem no ensino de química por meio de jogos educacionais tem ganhado espaço como ferramenta pedagógica, visto que, os jogos podem proporcionar uma forma diferenciada e atrativa na mediação de conhecimentos químicos. Nas aulas de Química, o tema propriedades periódicas é geralmente conduzido de forma tradicional, o que resulta em dificuldades por parte dos estudantes. Diante disso, nosso objetivo foi explorar a função educativa dos jogos por meio da elaboração do material didático “Que elemento sou eu?” como forma facilitadora da abordagem dos conceitos de propriedades periódicas no Ensino Médio. O jogo pedagógico foi idealizado e organizado a partir da adaptação do jogo lúdico “Quem sou eu?”, que se trata de um jogo popular de adivinhação por tentativas. Após a elaboração do protótipo, propusemos a testagem junto a estudantes. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário em escala de Likert visando avaliar quatro quesitos referentes a aprendizagem, experiência, habilidades e a satisfação em relação ao jogo. Como resultados podemos apontar que o jogo despertou o interesse dos alunos para o conteúdo proposto e melhorou o aspecto de engajamento e curiosidade sobre o tema das propriedades periódicas." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID1303_TB451_30082023151257.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DE PAULA LUCAS" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissaplucas17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103057 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 451 "inscrito_id" => 1303 "titulo" => "QUE ELEMENTO SOU EU? UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO SOBRE TABELA PERIÓDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Novas estratégias de ensino tornam-se fundamentais diante do constante desenvolvimento e transformação da sociedade. Diante disso, a abordagem no ensino de química por meio de jogos educacionais tem ganhado espaço como ferramenta pedagógica, visto que, os jogos podem proporcionar uma forma diferenciada e atrativa na mediação de conhecimentos químicos. Nas aulas de Química, o tema propriedades periódicas é geralmente conduzido de forma tradicional, o que resulta em dificuldades por parte dos estudantes. Diante disso, nosso objetivo foi explorar a função educativa dos jogos por meio da elaboração do material didático “Que elemento sou eu?” como forma facilitadora da abordagem dos conceitos de propriedades periódicas no Ensino Médio. O jogo pedagógico foi idealizado e organizado a partir da adaptação do jogo lúdico “Quem sou eu?”, que se trata de um jogo popular de adivinhação por tentativas. Após a elaboração do protótipo, propusemos a testagem junto a estudantes. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário em escala de Likert visando avaliar quatro quesitos referentes a aprendizagem, experiência, habilidades e a satisfação em relação ao jogo. Como resultados podemos apontar que o jogo despertou o interesse dos alunos para o conteúdo proposto e melhorou o aspecto de engajamento e curiosidade sobre o tema das propriedades periódicas." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID1303_TB451_30082023151257.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DE PAULA LUCAS" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissaplucas17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }