O JOGO TRILHA DO RESTO: UM RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103175 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 580 "inscrito_id" => 1775 "titulo" => "O JOGO TRILHA DO RESTO: UM RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica, liderado pela CAPES, desempenha um papel crucial na formação de futuros professores no Brasil, proporcionando uma rica vivência prática. Um relato de destaque descreve a atuação de graduandos na Escola Municipal Coração de Jesus, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, onde uma notável atividade envolvendo o jogo "Trilha do Resto" foi conduzida. Nessa experiência, os estudantes foram organizados em grupos, mergulhando ativamente em uma dinâmica que utiliza conceitos matemáticos complexos, como divisão, múltiplos e critérios de divisibilidade. O jogo não apenas promoveu a compreensão desses conceitos, mas também estimulou a interação e colaboração entre os alunos. Além de aprimorar habilidades matemáticas, a atividade abordou desafios conceituais, proporcionando um ambiente divertido e estimulante. A intervenção dos residentes e da professora preceptora foi fundamental para ajudar os alunos a superar obstáculos e assimilar conceitos complexos de maneira prática. A Escola Municipal Coração de Jesus serviu como um ambiente envolvente, onde os alunos puderam consolidar conhecimentos de forma significativa. A experiência demonstrou como abordagens criativas e interativas, como o uso de jogos, podem positivamente transformar o processo de aprendizado. No contexto do Programa Residência Pedagógica, essa ação ressalta o impacto positivo de estratégias inovadoras no engajamento dos alunos e na compreensão mais profunda de conceitos matemáticos. A colaboração entre instituições de ensino superior e escolas de educação básica reforça o compromisso com a melhoria da qualidade da educação no Brasil." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1775_TB580_30082023204358.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA PERES" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "pereseduardo75@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103175 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 580 "inscrito_id" => 1775 "titulo" => "O JOGO TRILHA DO RESTO: UM RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica, liderado pela CAPES, desempenha um papel crucial na formação de futuros professores no Brasil, proporcionando uma rica vivência prática. Um relato de destaque descreve a atuação de graduandos na Escola Municipal Coração de Jesus, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, onde uma notável atividade envolvendo o jogo "Trilha do Resto" foi conduzida. Nessa experiência, os estudantes foram organizados em grupos, mergulhando ativamente em uma dinâmica que utiliza conceitos matemáticos complexos, como divisão, múltiplos e critérios de divisibilidade. O jogo não apenas promoveu a compreensão desses conceitos, mas também estimulou a interação e colaboração entre os alunos. Além de aprimorar habilidades matemáticas, a atividade abordou desafios conceituais, proporcionando um ambiente divertido e estimulante. A intervenção dos residentes e da professora preceptora foi fundamental para ajudar os alunos a superar obstáculos e assimilar conceitos complexos de maneira prática. A Escola Municipal Coração de Jesus serviu como um ambiente envolvente, onde os alunos puderam consolidar conhecimentos de forma significativa. A experiência demonstrou como abordagens criativas e interativas, como o uso de jogos, podem positivamente transformar o processo de aprendizado. No contexto do Programa Residência Pedagógica, essa ação ressalta o impacto positivo de estratégias inovadoras no engajamento dos alunos e na compreensão mais profunda de conceitos matemáticos. A colaboração entre instituições de ensino superior e escolas de educação básica reforça o compromisso com a melhoria da qualidade da educação no Brasil." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1775_TB580_30082023204358.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA PERES" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "pereseduardo75@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }