Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA (UNIFOA)

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 02: Políticas Públicas e identidade docente
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104456
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2073
    "inscrito_id" => 7773
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA (UNIFOA)"
    "resumo" => "Ao analisarmos o cenário atual, podemos constatar o quando um programa dessa natureza tem um papel fundamental para reverter uma situação que se agrava a cada ano: a falta de docentes para atuar na educação básica. Destarte, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) vem participando das edições do PIBID desde o ano de 2013. Inicialmente com o Curso de Educação Física do UniFOA por meio do subprojeto “Aprendizagem significativa: co-orientação curricular para a Educação Física na Educação Básica” e, a partir dos editais seguintes, com o Curso de Ciências Biológicas do UniFOA. Atualmente, o PIBID/UniFOA possui 24 discentes bolsistas distribuídos em três escolas campo do município de Volta Redonda, Rio de Janeiro. O presente estudo tem o objetivo de apresentar (registrar) algumas das práticas pedagógicas realizadas nas escolas campo que fazem parte do Projeto Institucional do PIBID do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiências, em que são descritas e analisadas ações relacionadas as diferentes práticas pedagógicas realizadas nas escolas campo associadas ao PIBID/UniFOA. Entre outubro de 2022 e outubro de 2023, foram planejadas e realizadas ações estratégicas de articulação entre teoria e prática pautadas pela provocação do repensar coletivo das especificidades de aplicação das práticas pibidianas nas escolas-campo. As práticas (ações) pedagógicas foram planejadas mediante reuniões semanais como os supervisores das escolas campo e quinzenalmente com o coordenador institucional do PIBID/UniFOA. A elaboração das mesmas teve como arcabouço as Unidades Curriculares dos Cursos de Ciências Biológicas e Educação Física, promovendo o continuum teoria-prática, a indissociabilidade das mesmas, os currículos das redes Estadual e Municipal das escolas campo, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da BNC-Formação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7773_TB2073_06102023093013.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIMITRI RAMOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "DIMITRI ALVES"
    "autor_email" => "dimitri_ralves@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA (UNIFOA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104456
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2073
    "inscrito_id" => 7773
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA (UNIFOA)"
    "resumo" => "Ao analisarmos o cenário atual, podemos constatar o quando um programa dessa natureza tem um papel fundamental para reverter uma situação que se agrava a cada ano: a falta de docentes para atuar na educação básica. Destarte, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) vem participando das edições do PIBID desde o ano de 2013. Inicialmente com o Curso de Educação Física do UniFOA por meio do subprojeto “Aprendizagem significativa: co-orientação curricular para a Educação Física na Educação Básica” e, a partir dos editais seguintes, com o Curso de Ciências Biológicas do UniFOA. Atualmente, o PIBID/UniFOA possui 24 discentes bolsistas distribuídos em três escolas campo do município de Volta Redonda, Rio de Janeiro. O presente estudo tem o objetivo de apresentar (registrar) algumas das práticas pedagógicas realizadas nas escolas campo que fazem parte do Projeto Institucional do PIBID do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiências, em que são descritas e analisadas ações relacionadas as diferentes práticas pedagógicas realizadas nas escolas campo associadas ao PIBID/UniFOA. Entre outubro de 2022 e outubro de 2023, foram planejadas e realizadas ações estratégicas de articulação entre teoria e prática pautadas pela provocação do repensar coletivo das especificidades de aplicação das práticas pibidianas nas escolas-campo. As práticas (ações) pedagógicas foram planejadas mediante reuniões semanais como os supervisores das escolas campo e quinzenalmente com o coordenador institucional do PIBID/UniFOA. A elaboração das mesmas teve como arcabouço as Unidades Curriculares dos Cursos de Ciências Biológicas e Educação Física, promovendo o continuum teoria-prática, a indissociabilidade das mesmas, os currículos das redes Estadual e Municipal das escolas campo, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da BNC-Formação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7773_TB2073_06102023093013.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIMITRI RAMOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "DIMITRI ALVES"
    "autor_email" => "dimitri_ralves@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA (UNIFOA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Ao analisarmos o cenário atual, podemos constatar o quando um programa dessa natureza tem um papel fundamental para reverter uma situação que se agrava a cada ano: a falta de docentes para atuar na educação básica. Destarte, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) vem participando das edições do PIBID desde o ano de 2013. Inicialmente com o Curso de Educação Física do UniFOA por meio do subprojeto “Aprendizagem significativa: co-orientação curricular para a Educação Física na Educação Básica” e, a partir dos editais seguintes, com o Curso de Ciências Biológicas do UniFOA. Atualmente, o PIBID/UniFOA possui 24 discentes bolsistas distribuídos em três escolas campo do município de Volta Redonda, Rio de Janeiro. O presente estudo tem o objetivo de apresentar (registrar) algumas das práticas pedagógicas realizadas nas escolas campo que fazem parte do Projeto Institucional do PIBID do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiências, em que são descritas e analisadas ações relacionadas as diferentes práticas pedagógicas realizadas nas escolas campo associadas ao PIBID/UniFOA. Entre outubro de 2022 e outubro de 2023, foram planejadas e realizadas ações estratégicas de articulação entre teoria e prática pautadas pela provocação do repensar coletivo das especificidades de aplicação das práticas pibidianas nas escolas-campo. As práticas (ações) pedagógicas foram planejadas mediante reuniões semanais como os supervisores das escolas campo e quinzenalmente com o coordenador institucional do PIBID/UniFOA. A elaboração das mesmas teve como arcabouço as Unidades Curriculares dos Cursos de Ciências Biológicas e Educação Física, promovendo o continuum teoria-prática, a indissociabilidade das mesmas, os currículos das redes Estadual e Municipal das escolas campo, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da BNC-Formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.