APLICAÇÃO DA DICUMBA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A METODOLOGIA E AS IDEIAS DE PAULO FREIRE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103019 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 6235 "titulo" => "APLICAÇÃO DA DICUMBA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A METODOLOGIA E AS IDEIAS DE PAULO FREIRE" "resumo" => "Este trabalho objetiva demonstrar como o movimento dialético da Dicumba (Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem) se relaciona aos pressupostos da educação libertadora defendida por Paulo Freire. A metodologia possui uma abordagem qualitativa de procedimento participante e seus resultados foram obtidos através da observação e da conversação com os alunos. Trata-se de uma atividade aplicada em uma escola estadual de ensino médio da cidade de Curitiba por graduandos participantes do subprojeto Pibid/Química da Universidade Federal do Paraná. A aplicação foi adaptada e realizada em alguns passos: i) Explicação da Metodologia e Sondagem dos temas; ii) Recolhimento de Justificativas para os temas; iii) Confecção de Perguntas; e, iv) Proposta de um trabalho que sintetize todos os passos anteriores. A Dicumba visa o aprender pela pesquisa, dando voz aos anseios dos estudantes e ressignificando o aprendizado da ciência, se relacionando com as ideias de Paulo Freire na valorização e na construção de um sistema de ensino baseado no desenvolvimento do pensamento crítico. A aplicação da Dicumba demonstrou algumas dificuldades, dentre elas a necessidade de dialogar com o contexto do aluno, a aprendizagem crítica e participativa, a alfabetização e a transformação social; logo, ao enfrentar esses desafios, os educadores não apenas vivenciam os pressupostos freireanos, como são responsáveis pela construção de um ambiente educacional mais justo, participativo e enriquecedor." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6235_TB409_15112023103122.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA GABRIELA CIVIDINI" "autor_nome_curto" => "Talita Cividini" "autor_email" => "talita.cividini@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103019 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 6235 "titulo" => "APLICAÇÃO DA DICUMBA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A METODOLOGIA E AS IDEIAS DE PAULO FREIRE" "resumo" => "Este trabalho objetiva demonstrar como o movimento dialético da Dicumba (Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem) se relaciona aos pressupostos da educação libertadora defendida por Paulo Freire. A metodologia possui uma abordagem qualitativa de procedimento participante e seus resultados foram obtidos através da observação e da conversação com os alunos. Trata-se de uma atividade aplicada em uma escola estadual de ensino médio da cidade de Curitiba por graduandos participantes do subprojeto Pibid/Química da Universidade Federal do Paraná. A aplicação foi adaptada e realizada em alguns passos: i) Explicação da Metodologia e Sondagem dos temas; ii) Recolhimento de Justificativas para os temas; iii) Confecção de Perguntas; e, iv) Proposta de um trabalho que sintetize todos os passos anteriores. A Dicumba visa o aprender pela pesquisa, dando voz aos anseios dos estudantes e ressignificando o aprendizado da ciência, se relacionando com as ideias de Paulo Freire na valorização e na construção de um sistema de ensino baseado no desenvolvimento do pensamento crítico. A aplicação da Dicumba demonstrou algumas dificuldades, dentre elas a necessidade de dialogar com o contexto do aluno, a aprendizagem crítica e participativa, a alfabetização e a transformação social; logo, ao enfrentar esses desafios, os educadores não apenas vivenciam os pressupostos freireanos, como são responsáveis pela construção de um ambiente educacional mais justo, participativo e enriquecedor." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6235_TB409_15112023103122.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA GABRIELA CIVIDINI" "autor_nome_curto" => "Talita Cividini" "autor_email" => "talita.cividini@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }