ESCOLA E COMUNIDADE: PRATICANDO A ESCUTA E COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS EM DIREÇÃO À SUSTENTABILIDADE SOCIAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103925 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1477 "inscrito_id" => 7127 "titulo" => "ESCOLA E COMUNIDADE: PRATICANDO A ESCUTA E COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS EM DIREÇÃO À SUSTENTABILIDADE SOCIAL" "resumo" => "Este trabalho relata atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (Capes) do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (PRP/Pedagogia/Ufopa), integrando as práticas de observação sistematizada do ambiente escolar. As atividades foram realizadas na escola Ezeriel Mônico de Matos, vinculada à Rede Estadual de Educação do Município de Santarém-Pará, sendo observada a interação dos estudantes em um evento promovido pelo Centro Cultural Sapucaia em alusão ao Dia Internacional da Mulher (março de 2023). O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre escola e comunidade e relatar as percepções acerca dessas experiências, tendo como enfoque a importância das relações dialógicas, valorização dos diferentes saberes e do trabalho colaborativo, e, especialmente, da igualdade de gênero como referências da Educação para a Sustentabilidade (EpS). A metodologia utilizada foi a observação sistematizada nas atividades, as quais destacam-se: encontro de formação com troca de experiências e escutas com corpo técnico da escola, roda de conversa com os alunos das turmas de 2º e 3º EJA médio, professores, pedagogas e residentes. Como resultado, o evento contribuiu para sensibilizar a sociedade para a realidade de exploração e desrespeito, pela qual milhões de mulheres passam ao longo da vida. Essa experiência colaborou no processo de ensino e são práticas balizadoras do Programa Residência Pedagógica, tendo como referência a articulação entre teoria e prática, com vistas à sustentabilidade social, que se volta, à igualdade de gênero contribuindo para o crescimento dos educandos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7127_TB1477_15092023164832.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLODENIZE DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLODENIZE" "autor_email" => "clodenize@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103925 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1477 "inscrito_id" => 7127 "titulo" => "ESCOLA E COMUNIDADE: PRATICANDO A ESCUTA E COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS EM DIREÇÃO À SUSTENTABILIDADE SOCIAL" "resumo" => "Este trabalho relata atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (Capes) do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (PRP/Pedagogia/Ufopa), integrando as práticas de observação sistematizada do ambiente escolar. As atividades foram realizadas na escola Ezeriel Mônico de Matos, vinculada à Rede Estadual de Educação do Município de Santarém-Pará, sendo observada a interação dos estudantes em um evento promovido pelo Centro Cultural Sapucaia em alusão ao Dia Internacional da Mulher (março de 2023). O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre escola e comunidade e relatar as percepções acerca dessas experiências, tendo como enfoque a importância das relações dialógicas, valorização dos diferentes saberes e do trabalho colaborativo, e, especialmente, da igualdade de gênero como referências da Educação para a Sustentabilidade (EpS). A metodologia utilizada foi a observação sistematizada nas atividades, as quais destacam-se: encontro de formação com troca de experiências e escutas com corpo técnico da escola, roda de conversa com os alunos das turmas de 2º e 3º EJA médio, professores, pedagogas e residentes. Como resultado, o evento contribuiu para sensibilizar a sociedade para a realidade de exploração e desrespeito, pela qual milhões de mulheres passam ao longo da vida. Essa experiência colaborou no processo de ensino e são práticas balizadoras do Programa Residência Pedagógica, tendo como referência a articulação entre teoria e prática, com vistas à sustentabilidade social, que se volta, à igualdade de gênero contribuindo para o crescimento dos educandos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7127_TB1477_15092023164832.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLODENIZE DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLODENIZE" "autor_email" => "clodenize@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }