PLATAFORMAS DIGITAIS, DESINFORMAÇÃO E MASCULINISMO: REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PIBID- SOCIOLOGIA EM LARANJEIRAS DO SUL-PR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103932 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1486 "inscrito_id" => 4732 "titulo" => "PLATAFORMAS DIGITAIS, DESINFORMAÇÃO E MASCULINISMO: REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PIBID- SOCIOLOGIA EM LARANJEIRAS DO SUL-PR" "resumo" => "O artigo realiza uma reflexão sobre as formas de uso de diferentes plataformas digitais por estudantes do ensino médio técnico e os processos contemporâneos de desinformação e ameaça à democracia e aos direitos humanos, a exemplo dos movimentos masculinistas, que se utilizam das plataformas digitais para impulsionar conteúdos misóginos e sexistas. A discussão pautou-se na atuação do PIBID Sociologia (núcleo da UFFS - campus Laranjeiras do Sul-PR) em um centro estadual de educação profissional no município. Entre as ações propostas pelo projeto na escola, destacamos o diagnóstico da realidade escolar e a oficina sobre desinformação e democracia. A partir dessas ações, refletimos sobre o uso das plataformas digitais (redes sociais, plataformas de vídeo, jogos, entre outras) e como os conteúdos veiculados, especialmente aqueles relacionados às relações de gênero, são percebidos e compreendidos pelos estudantes. Partimos da perspectiva de Miller et al. (2019), e procuramos não definir as mídias digitais como “negativas” ou “positivas”, principalmente em sua relação com a educação escolar. A intenção desta reflexão, portanto, é colocar em evidência as diferentes apropriações e significados oriundos dessas experiências pelos estudantes do ensino médio técnico e apontar as principais questões colocadas por estudos contemporâneos a respeito da relação entre plataformas digitais, desinformação e ameaça à democracia e aos direitos humanos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4732_TB1486_16112023190452.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MARCON" "autor_nome_curto" => "Fernanda Marcon" "autor_email" => "fernanda.marcon@uffs.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103932 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1486 "inscrito_id" => 4732 "titulo" => "PLATAFORMAS DIGITAIS, DESINFORMAÇÃO E MASCULINISMO: REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PIBID- SOCIOLOGIA EM LARANJEIRAS DO SUL-PR" "resumo" => "O artigo realiza uma reflexão sobre as formas de uso de diferentes plataformas digitais por estudantes do ensino médio técnico e os processos contemporâneos de desinformação e ameaça à democracia e aos direitos humanos, a exemplo dos movimentos masculinistas, que se utilizam das plataformas digitais para impulsionar conteúdos misóginos e sexistas. A discussão pautou-se na atuação do PIBID Sociologia (núcleo da UFFS - campus Laranjeiras do Sul-PR) em um centro estadual de educação profissional no município. Entre as ações propostas pelo projeto na escola, destacamos o diagnóstico da realidade escolar e a oficina sobre desinformação e democracia. A partir dessas ações, refletimos sobre o uso das plataformas digitais (redes sociais, plataformas de vídeo, jogos, entre outras) e como os conteúdos veiculados, especialmente aqueles relacionados às relações de gênero, são percebidos e compreendidos pelos estudantes. Partimos da perspectiva de Miller et al. (2019), e procuramos não definir as mídias digitais como “negativas” ou “positivas”, principalmente em sua relação com a educação escolar. A intenção desta reflexão, portanto, é colocar em evidência as diferentes apropriações e significados oriundos dessas experiências pelos estudantes do ensino médio técnico e apontar as principais questões colocadas por estudos contemporâneos a respeito da relação entre plataformas digitais, desinformação e ameaça à democracia e aos direitos humanos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4732_TB1486_16112023190452.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MARCON" "autor_nome_curto" => "Fernanda Marcon" "autor_email" => "fernanda.marcon@uffs.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }