PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PROFESSORES PRECEPTORES DE GEOGRAFIA: MOVIMENTOS AUTOFORMATIVOS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103010 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 399 "inscrito_id" => 200 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PROFESSORES PRECEPTORES DE GEOGRAFIA: MOVIMENTOS AUTOFORMATIVOS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho se insere no campo de discussões sobre iniciação à docência. Trata, especificamente, da condição de professor preceptor no Programa Residência Pedagógica. O objetivo é compreender como a preceptoria no Programa se constitui em movimento autoformativo. Buscou-se, então, conhecer o conjunto de conhecimentos mobilizados pelo professor preceptor para ensinar a docência e como implica em autoformação. Este trabalho, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido a partir de entrevistas realizadas com um grupo de três professoras, na condição de preceptoras do Programa Residência Pedagógica, de subprojeto do curso de Licenciatura em Geografia do DCH – campus V da UNEB, articulado a análise de anotações em diário de campo. A organização das questões da entrevista se deu a partir de três categorias analíticas: a) processo de formação inicial na licenciatura; b) parâmetros do ensino e da aprendizagem da docência; c) elementos do residência pedagógica expressos na organização e desenvolvimento do trabalho docente. A análise dos dados obtidos deu-se através da perspectiva textual discursiva em permanente articulação com os aportes teóricos. Os caminhos apontados pelos sentidos expressos nos discursos das preceptoras revelaram que é preciso tensionar os processos que envolvem o delineamento da identidade docente, visando consolidar os potenciais elementos que irão configurar essa identidade, apresentando o Residência Pedagógica como referência de abordagem e problematização da complexa tarefa da docência de Geografia e, principalmente, como espaço de autoformação." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID200_TB399_16112023094909.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEMARE PEREIRA DOS SANTOS PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "JOSEMARE" "autor_email" => "pinheiro_neta@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103010 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 399 "inscrito_id" => 200 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PROFESSORES PRECEPTORES DE GEOGRAFIA: MOVIMENTOS AUTOFORMATIVOS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho se insere no campo de discussões sobre iniciação à docência. Trata, especificamente, da condição de professor preceptor no Programa Residência Pedagógica. O objetivo é compreender como a preceptoria no Programa se constitui em movimento autoformativo. Buscou-se, então, conhecer o conjunto de conhecimentos mobilizados pelo professor preceptor para ensinar a docência e como implica em autoformação. Este trabalho, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido a partir de entrevistas realizadas com um grupo de três professoras, na condição de preceptoras do Programa Residência Pedagógica, de subprojeto do curso de Licenciatura em Geografia do DCH – campus V da UNEB, articulado a análise de anotações em diário de campo. A organização das questões da entrevista se deu a partir de três categorias analíticas: a) processo de formação inicial na licenciatura; b) parâmetros do ensino e da aprendizagem da docência; c) elementos do residência pedagógica expressos na organização e desenvolvimento do trabalho docente. A análise dos dados obtidos deu-se através da perspectiva textual discursiva em permanente articulação com os aportes teóricos. Os caminhos apontados pelos sentidos expressos nos discursos das preceptoras revelaram que é preciso tensionar os processos que envolvem o delineamento da identidade docente, visando consolidar os potenciais elementos que irão configurar essa identidade, apresentando o Residência Pedagógica como referência de abordagem e problematização da complexa tarefa da docência de Geografia e, principalmente, como espaço de autoformação." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID200_TB399_16112023094909.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEMARE PEREIRA DOS SANTOS PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "JOSEMARE" "autor_email" => "pinheiro_neta@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }