JOGO DA MEMÓRIA REGIONAL: DESBRAVANDO AS SUB-REGIÕES DO NORDESTE BRASILEIRO A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102972 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 1880 "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA REGIONAL: DESBRAVANDO AS SUB-REGIÕES DO NORDESTE BRASILEIRO A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O uso de jogos lúdico-didáticos no ensino de Geografia configura-se em uma abordagem pedagógica que traz diversos benefícios para os estudantes, especialmente por estimular uma forma ativa de aprender. Nesse contexto, o presente trabalho relata uma aula desenvolvida no dia 07 de junho de 2023, em turmas do 7° ano da Escola Municipal São Cristóvão, sobre as sub-regiões do Nordeste brasileiro, por meio de um jogo da memória associativa.O objetivo principal foi abordar a temática da regionalização, a partir da perspectiva do espaço geográfico do Nordeste, no contexto das suas sub-regiões, de forma lúdica, através do uso do jogo da memória regional. A metodologia aplicada teve um cunho qualitativo e pautou-se em Gil (2010). Quanto aos procedimentos realizou-se: aula expositiva dialogada com slides, divisão da turma em grupos, apresentação do jogo da memória, aplicação do jogo, construção de mapa mental. Como resultados obteve-se a compreensão e construção do conhecimento geográfico dos estudantes sobre a regionalização do nordeste em sub-regiões, a participação e engajamento estudantil, a aprendizagem ativa e inclusiva, destacando o protagonismo dos estudantes. Outro aspecto a se destacar foi a experiência vivenciada, de forma horizontal, pelos residentes e estudantes da escola. Por fim, concluiu-se que o jogo da memória resultou em um momento expressivo de aprendizagem, consolidado e fortalecido por essa dinâmica do jogo, sendo uma ferramenta de potencial motivacional e inclusivo para a aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1880_TB352_29082023222623.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLANE GOMES DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "Gerlane Gomes d" "autor_email" => "gerlanegomesrocha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102972 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 1880 "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA REGIONAL: DESBRAVANDO AS SUB-REGIÕES DO NORDESTE BRASILEIRO A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O uso de jogos lúdico-didáticos no ensino de Geografia configura-se em uma abordagem pedagógica que traz diversos benefícios para os estudantes, especialmente por estimular uma forma ativa de aprender. Nesse contexto, o presente trabalho relata uma aula desenvolvida no dia 07 de junho de 2023, em turmas do 7° ano da Escola Municipal São Cristóvão, sobre as sub-regiões do Nordeste brasileiro, por meio de um jogo da memória associativa.O objetivo principal foi abordar a temática da regionalização, a partir da perspectiva do espaço geográfico do Nordeste, no contexto das suas sub-regiões, de forma lúdica, através do uso do jogo da memória regional. A metodologia aplicada teve um cunho qualitativo e pautou-se em Gil (2010). Quanto aos procedimentos realizou-se: aula expositiva dialogada com slides, divisão da turma em grupos, apresentação do jogo da memória, aplicação do jogo, construção de mapa mental. Como resultados obteve-se a compreensão e construção do conhecimento geográfico dos estudantes sobre a regionalização do nordeste em sub-regiões, a participação e engajamento estudantil, a aprendizagem ativa e inclusiva, destacando o protagonismo dos estudantes. Outro aspecto a se destacar foi a experiência vivenciada, de forma horizontal, pelos residentes e estudantes da escola. Por fim, concluiu-se que o jogo da memória resultou em um momento expressivo de aprendizagem, consolidado e fortalecido por essa dinâmica do jogo, sendo uma ferramenta de potencial motivacional e inclusivo para a aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1880_TB352_29082023222623.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLANE GOMES DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "Gerlane Gomes d" "autor_email" => "gerlanegomesrocha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }