OFICINAS DE MEMES GEOGRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA METODOLOGIA PARA APRENDER GEOGRAFIA COMO PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESCOLA E. E. F. M. PROFª. MARGARIDA LOPES, SANTA MARIA, RS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104511 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2134 "inscrito_id" => 971 "titulo" => "OFICINAS DE MEMES GEOGRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA METODOLOGIA PARA APRENDER GEOGRAFIA COMO PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESCOLA E. E. F. M. PROFª. MARGARIDA LOPES, SANTA MARIA, RS" "resumo" => "No contexto do ensino médio, na disciplina de Geografia, mediante o Programa Residência Pedagógica, explorou-se a construção do ser docente e práticas pedagógicas inovadoras que atendessem às demandas contemporâneas. A partir disso, a oficina "Memes na Geografia" foi aplicada como abordagem didática no ensino de geografia. Autores como Freire, Emanuel, Oliveira e Santos embasaram a abordagem do trabalho pedagógico. A partir desses, destacou-se a importância das práticas pedagógicas multimodais, como o uso de memes, para engajar os alunos na aprendizagem. Também baseou-se na ideia de inteligência coletiva e participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. A metodologia envolveu a aplicação da oficina "Memes na Geografia", em que os alunos exploraram o uso de memes para abordar o conteúdo de "Fases do Capitalismo". Foram utilizados questionários para coletar dados sobre a percepção dos alunos em relação à prática, suas experiências prévias com memes e sua compreensão dos conteúdos. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos já tinham conhecimento prévio sobre memes, mas poucos haviam vivenciado práticas pedagógicas com memes antes. A oficina pedagógica foi considerada por 83,3% dos alunos como uma ampliação do aprendizado sobre o conteúdo. A produção dos memes também foi bem recebida, com apenas 11,1% dos alunos relatando dificuldades. Desse modo, a oficina "Memes na Geografia" contribui com ensino, pois permitiu aos alunos interagir com o conteúdo de maneira criativa e crítica. Além disso, a experiência evidenciou a relevância do diálogo constante entre professores e alunos para aprimorar a construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID971_TB2134_06102023123010.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHEINY CAROLINA AMARANTE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JHEINY CAROLINA" "autor_email" => "jheiny.amarante@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104511 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2134 "inscrito_id" => 971 "titulo" => "OFICINAS DE MEMES GEOGRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA METODOLOGIA PARA APRENDER GEOGRAFIA COMO PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESCOLA E. E. F. M. PROFª. MARGARIDA LOPES, SANTA MARIA, RS" "resumo" => "No contexto do ensino médio, na disciplina de Geografia, mediante o Programa Residência Pedagógica, explorou-se a construção do ser docente e práticas pedagógicas inovadoras que atendessem às demandas contemporâneas. A partir disso, a oficina "Memes na Geografia" foi aplicada como abordagem didática no ensino de geografia. Autores como Freire, Emanuel, Oliveira e Santos embasaram a abordagem do trabalho pedagógico. A partir desses, destacou-se a importância das práticas pedagógicas multimodais, como o uso de memes, para engajar os alunos na aprendizagem. Também baseou-se na ideia de inteligência coletiva e participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. A metodologia envolveu a aplicação da oficina "Memes na Geografia", em que os alunos exploraram o uso de memes para abordar o conteúdo de "Fases do Capitalismo". Foram utilizados questionários para coletar dados sobre a percepção dos alunos em relação à prática, suas experiências prévias com memes e sua compreensão dos conteúdos. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos já tinham conhecimento prévio sobre memes, mas poucos haviam vivenciado práticas pedagógicas com memes antes. A oficina pedagógica foi considerada por 83,3% dos alunos como uma ampliação do aprendizado sobre o conteúdo. A produção dos memes também foi bem recebida, com apenas 11,1% dos alunos relatando dificuldades. Desse modo, a oficina "Memes na Geografia" contribui com ensino, pois permitiu aos alunos interagir com o conteúdo de maneira criativa e crítica. Além disso, a experiência evidenciou a relevância do diálogo constante entre professores e alunos para aprimorar a construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID971_TB2134_06102023123010.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHEINY CAROLINA AMARANTE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JHEINY CAROLINA" "autor_email" => "jheiny.amarante@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }