O CONTATO COM O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO EDUCA MAIS PAULO VI – SÃO LUÍS/MA.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102856 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 5462 "titulo" => "O CONTATO COM O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO EDUCA MAIS PAULO VI – SÃO LUÍS/MA." "resumo" => "O âmbito educacional nos últimos anos tem passado por mudanças significativas após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), propugnadas por interesses privatistas e mercadológicos ligados ao sistema capitalista, tratando mais especificamente da reforma do ensino médio, e nesse processo, a estrutura curricular foi alterada e, consequentemente, a disciplina de História passou a ser incorporada como Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Nesse sentido, esse relato traz como objetivo principal relatar as experiências vivenciadas no Centro Educa Mais Paulo VI, demonstrando o trabalho pedagógico desenvolvido pela professora de História e os residentes em disciplinas como História, Projeto de Vida e Eletivas, a partir do trabalho metodológico com a iconografia. A realização dessas atividades nesse contexto de mudanças, ancora-se nas discussões de alguns estudiosos que tratam sobre a Reforma do Novo Ensino Médio, a exemplo de Ramos (2003), Germinari e Mello (2018), Silva e Boutin (2018), entre outros. A metodologia pauta-se na descrição das observações feitas na escolacampo, sob a perspectiva da prática crítico-reflexiva. Neste relato, contemplamos as experiências vivenciadas em sala de aula e os desafios apresentados pela reforma do ensino médio, na qual impactou com uma sobrecarga dos professores e estudantes, além de uma perda significativa do conteúdo de história." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5462_TB229_17112023220304.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ SOUSA CHAGAS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anabebeca001@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102856 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 5462 "titulo" => "O CONTATO COM O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO EDUCA MAIS PAULO VI – SÃO LUÍS/MA." "resumo" => "O âmbito educacional nos últimos anos tem passado por mudanças significativas após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), propugnadas por interesses privatistas e mercadológicos ligados ao sistema capitalista, tratando mais especificamente da reforma do ensino médio, e nesse processo, a estrutura curricular foi alterada e, consequentemente, a disciplina de História passou a ser incorporada como Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Nesse sentido, esse relato traz como objetivo principal relatar as experiências vivenciadas no Centro Educa Mais Paulo VI, demonstrando o trabalho pedagógico desenvolvido pela professora de História e os residentes em disciplinas como História, Projeto de Vida e Eletivas, a partir do trabalho metodológico com a iconografia. A realização dessas atividades nesse contexto de mudanças, ancora-se nas discussões de alguns estudiosos que tratam sobre a Reforma do Novo Ensino Médio, a exemplo de Ramos (2003), Germinari e Mello (2018), Silva e Boutin (2018), entre outros. A metodologia pauta-se na descrição das observações feitas na escolacampo, sob a perspectiva da prática crítico-reflexiva. Neste relato, contemplamos as experiências vivenciadas em sala de aula e os desafios apresentados pela reforma do ensino médio, na qual impactou com uma sobrecarga dos professores e estudantes, além de uma perda significativa do conteúdo de história." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5462_TB229_17112023220304.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ SOUSA CHAGAS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anabebeca001@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }