CONTRIBUIÇÃO DAS EXPERIENCIAS COLECIONADAS NO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102839 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 5099 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DAS EXPERIENCIAS COLECIONADAS NO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O artigo aborda a contribuição das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de futuros professores. O PIBID visa envolver estudantes de licenciatura em atividades docentes, aproximando a teoria acadêmica da prática escolar. Os autores compartilham sua vivência no programa, ocorrida no colégio CEPI Virginio Santillo, relacionando atividades como disciplinas de Matemática no Cotidiano, Educação Financeira e Trilhas Matemáticas. Destacam a importância do PIBID para compreender o ambiente escolar e adquirir habilidades práticas de ensino, destacando que a prática é essencial para consolidar a formação do futuro educador. A metodologia empregada envolve pesquisa qualitativa métodos hipotético-dedutivo e estudo de caso analisando a relação dos alunos com a matemática. O artigo enfatiza que o PIBID promove a inserção precoce dos licenciados nas escolas públicas, contribuindo para a articulação entre teoria e prática. Os resultados revelam crescimento das habilidades matemáticas dos alunos, melhor raciocínio lógico, maior integração e aprimoramento da comunicação verbal. Concluímos que o PIBID proporciona aprendizado recíproco, beneficiando tanto os licenciados quanto os alunos das escolas, e agradecemos a todos os envolvidos no projeto." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5099_TB210_27082023150346.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTÉFANE BORGES XAVIER" "autor_nome_curto" => "ESTÉFANE" "autor_email" => "estefaneborgesxavier5139@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102839 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 5099 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DAS EXPERIENCIAS COLECIONADAS NO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O artigo aborda a contribuição das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de futuros professores. O PIBID visa envolver estudantes de licenciatura em atividades docentes, aproximando a teoria acadêmica da prática escolar. Os autores compartilham sua vivência no programa, ocorrida no colégio CEPI Virginio Santillo, relacionando atividades como disciplinas de Matemática no Cotidiano, Educação Financeira e Trilhas Matemáticas. Destacam a importância do PIBID para compreender o ambiente escolar e adquirir habilidades práticas de ensino, destacando que a prática é essencial para consolidar a formação do futuro educador. A metodologia empregada envolve pesquisa qualitativa métodos hipotético-dedutivo e estudo de caso analisando a relação dos alunos com a matemática. O artigo enfatiza que o PIBID promove a inserção precoce dos licenciados nas escolas públicas, contribuindo para a articulação entre teoria e prática. Os resultados revelam crescimento das habilidades matemáticas dos alunos, melhor raciocínio lógico, maior integração e aprimoramento da comunicação verbal. Concluímos que o PIBID proporciona aprendizado recíproco, beneficiando tanto os licenciados quanto os alunos das escolas, e agradecemos a todos os envolvidos no projeto." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5099_TB210_27082023150346.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTÉFANE BORGES XAVIER" "autor_nome_curto" => "ESTÉFANE" "autor_email" => "estefaneborgesxavier5139@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }