A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESTADO ATUAL DO CONHECIMENTO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102691 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 808 "titulo" => "A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESTADO ATUAL DO CONHECIMENTO" "resumo" => "Esse artigo tem como objetivo entender o estado atual do conhecimento sobre a Modelagem Matemática na formação inicial de professores. Para isso, apresenta-se uma revisão bibliográfica de artigos científicos realizada nas bases Portal de Periódicos da CAPES e Scielo. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa e quanto aos procedimentos, tem-se uma pesquisa bibliográfica realizada conforme as etapas da escolha do tema, da elaboração do plano de trabalho, da identificação, da localização, da compilação e do fichamento. Ao final, obteve-se onze artigos, os quais foram lidos e categorizados em dois eixos emergentes, a saber: Processos de Ensino e de Aprendizagem e Modelo Matemático. Com o estudo, concluiu-se que a Modelagem Matemática tem se mostrado uma metodologia eficaz no ensino e na aprendizagem da Matemática, o que possibilita a conexão entre a disciplina e as situações cotidianas dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV190_MD1_ID808_TB49_04082023205959.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DA SILVA SCHWARZBACH" "autor_nome_curto" => "LUCAS SCHWARZBA" "autor_email" => "lucassilvaschwarzbach@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102691 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 808 "titulo" => "A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESTADO ATUAL DO CONHECIMENTO" "resumo" => "Esse artigo tem como objetivo entender o estado atual do conhecimento sobre a Modelagem Matemática na formação inicial de professores. Para isso, apresenta-se uma revisão bibliográfica de artigos científicos realizada nas bases Portal de Periódicos da CAPES e Scielo. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa e quanto aos procedimentos, tem-se uma pesquisa bibliográfica realizada conforme as etapas da escolha do tema, da elaboração do plano de trabalho, da identificação, da localização, da compilação e do fichamento. Ao final, obteve-se onze artigos, os quais foram lidos e categorizados em dois eixos emergentes, a saber: Processos de Ensino e de Aprendizagem e Modelo Matemático. Com o estudo, concluiu-se que a Modelagem Matemática tem se mostrado uma metodologia eficaz no ensino e na aprendizagem da Matemática, o que possibilita a conexão entre a disciplina e as situações cotidianas dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV190_MD1_ID808_TB49_04082023205959.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DA SILVA SCHWARZBACH" "autor_nome_curto" => "LUCAS SCHWARZBA" "autor_email" => "lucassilvaschwarzbach@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }