Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PANDEMIA: COMO O SUBPROJETO DE BIOLOGIA EM COARI-AM SE ARTICULOU

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104678
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2321
    "inscrito_id" => 4007
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PANDEMIA: COMO O SUBPROJETO DE BIOLOGIA EM COARI-AM SE ARTICULOU"
    "resumo" => "A Residência Pedagógica (RP) é uma atividade de formação realizada por discentes de cursos de Licenciatura em escolas públicas de Educação Básica, porém devido a pandemia grande parte das ações ocorreram de forma remota. O Subprojeto de Biologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Coari – AM, do Edital nº1/2020 – CAPES, teve como integrantes dois docentes orientadores da IES, 18 residentes do Curso de Ciências: Biologia e Química e dois preceptores da rede pública de ensino das escolas-campo Centro Educacional de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima (CETI) e Escola Estadual João Vieira (E.E.J.V.). As atividades desenvolvidas nos três módulos ocorreram de forma progressiva de complexidade, sendo estas: orientação, capacitação e formação docente, ambientação escolar, entrevistas, elaboração de plano de atividades, planos de aula, regência adaptada a produção de materiais didáticos para o ensino remoto, reforço escolar e intervenção pedagógica. As ações contemplaram cerca de 1.645 alunos, 42 turmas, distribuídas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio. A imersão dos residentes no ambiente escolar por meio da RP tem promovido o aperfeiçoamento da formação dos residentes na área da Biologia, de forma ativa no desenvolvimento de habilidades inerentes a profissão relacionando teoria e prática docente, o que tem contribuído nas ações locais que visem a melhora na qualidade do ensino das escolas-campo em tempo real, proporcionando uma reflexão sobre o modo de ensinar diante dos desafios impostos pela pandemia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4007_TB2321_16112023235234.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RAQUEL DE CARVALHO COTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA Raquel"
    "autor_email" => "cotamraquel@ufam.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104678
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2321
    "inscrito_id" => 4007
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PANDEMIA: COMO O SUBPROJETO DE BIOLOGIA EM COARI-AM SE ARTICULOU"
    "resumo" => "A Residência Pedagógica (RP) é uma atividade de formação realizada por discentes de cursos de Licenciatura em escolas públicas de Educação Básica, porém devido a pandemia grande parte das ações ocorreram de forma remota. O Subprojeto de Biologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Coari – AM, do Edital nº1/2020 – CAPES, teve como integrantes dois docentes orientadores da IES, 18 residentes do Curso de Ciências: Biologia e Química e dois preceptores da rede pública de ensino das escolas-campo Centro Educacional de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima (CETI) e Escola Estadual João Vieira (E.E.J.V.). As atividades desenvolvidas nos três módulos ocorreram de forma progressiva de complexidade, sendo estas: orientação, capacitação e formação docente, ambientação escolar, entrevistas, elaboração de plano de atividades, planos de aula, regência adaptada a produção de materiais didáticos para o ensino remoto, reforço escolar e intervenção pedagógica. As ações contemplaram cerca de 1.645 alunos, 42 turmas, distribuídas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio. A imersão dos residentes no ambiente escolar por meio da RP tem promovido o aperfeiçoamento da formação dos residentes na área da Biologia, de forma ativa no desenvolvimento de habilidades inerentes a profissão relacionando teoria e prática docente, o que tem contribuído nas ações locais que visem a melhora na qualidade do ensino das escolas-campo em tempo real, proporcionando uma reflexão sobre o modo de ensinar diante dos desafios impostos pela pandemia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4007_TB2321_16112023235234.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RAQUEL DE CARVALHO COTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA Raquel"
    "autor_email" => "cotamraquel@ufam.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A Residência Pedagógica (RP) é uma atividade de formação realizada por discentes de cursos de Licenciatura em escolas públicas de Educação Básica, porém devido a pandemia grande parte das ações ocorreram de forma remota. O Subprojeto de Biologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Coari – AM, do Edital nº1/2020 – CAPES, teve como integrantes dois docentes orientadores da IES, 18 residentes do Curso de Ciências: Biologia e Química e dois preceptores da rede pública de ensino das escolas-campo Centro Educacional de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima (CETI) e Escola Estadual João Vieira (E.E.J.V.). As atividades desenvolvidas nos três módulos ocorreram de forma progressiva de complexidade, sendo estas: orientação, capacitação e formação docente, ambientação escolar, entrevistas, elaboração de plano de atividades, planos de aula, regência adaptada a produção de materiais didáticos para o ensino remoto, reforço escolar e intervenção pedagógica. As ações contemplaram cerca de 1.645 alunos, 42 turmas, distribuídas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio. A imersão dos residentes no ambiente escolar por meio da RP tem promovido o aperfeiçoamento da formação dos residentes na área da Biologia, de forma ativa no desenvolvimento de habilidades inerentes a profissão relacionando teoria e prática docente, o que tem contribuído nas ações locais que visem a melhora na qualidade do ensino das escolas-campo em tempo real, proporcionando uma reflexão sobre o modo de ensinar diante dos desafios impostos pela pandemia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.