RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PANDEMIA: COMO O SUBPROJETO DE BIOLOGIA EM COARI-AM SE ARTICULOU
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104678 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2321 "inscrito_id" => 4007 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PANDEMIA: COMO O SUBPROJETO DE BIOLOGIA EM COARI-AM SE ARTICULOU" "resumo" => "A Residência Pedagógica (RP) é uma atividade de formação realizada por discentes de cursos de Licenciatura em escolas públicas de Educação Básica, porém devido a pandemia grande parte das ações ocorreram de forma remota. O Subprojeto de Biologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Coari – AM, do Edital nº1/2020 – CAPES, teve como integrantes dois docentes orientadores da IES, 18 residentes do Curso de Ciências: Biologia e Química e dois preceptores da rede pública de ensino das escolas-campo Centro Educacional de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima (CETI) e Escola Estadual João Vieira (E.E.J.V.). As atividades desenvolvidas nos três módulos ocorreram de forma progressiva de complexidade, sendo estas: orientação, capacitação e formação docente, ambientação escolar, entrevistas, elaboração de plano de atividades, planos de aula, regência adaptada a produção de materiais didáticos para o ensino remoto, reforço escolar e intervenção pedagógica. As ações contemplaram cerca de 1.645 alunos, 42 turmas, distribuídas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio. A imersão dos residentes no ambiente escolar por meio da RP tem promovido o aperfeiçoamento da formação dos residentes na área da Biologia, de forma ativa no desenvolvimento de habilidades inerentes a profissão relacionando teoria e prática docente, o que tem contribuído nas ações locais que visem a melhora na qualidade do ensino das escolas-campo em tempo real, proporcionando uma reflexão sobre o modo de ensinar diante dos desafios impostos pela pandemia." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4007_TB2321_16112023235234.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAQUEL DE CARVALHO COTA" "autor_nome_curto" => "MARIA Raquel" "autor_email" => "cotamraquel@ufam.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104678 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2321 "inscrito_id" => 4007 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PANDEMIA: COMO O SUBPROJETO DE BIOLOGIA EM COARI-AM SE ARTICULOU" "resumo" => "A Residência Pedagógica (RP) é uma atividade de formação realizada por discentes de cursos de Licenciatura em escolas públicas de Educação Básica, porém devido a pandemia grande parte das ações ocorreram de forma remota. O Subprojeto de Biologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Coari – AM, do Edital nº1/2020 – CAPES, teve como integrantes dois docentes orientadores da IES, 18 residentes do Curso de Ciências: Biologia e Química e dois preceptores da rede pública de ensino das escolas-campo Centro Educacional de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima (CETI) e Escola Estadual João Vieira (E.E.J.V.). As atividades desenvolvidas nos três módulos ocorreram de forma progressiva de complexidade, sendo estas: orientação, capacitação e formação docente, ambientação escolar, entrevistas, elaboração de plano de atividades, planos de aula, regência adaptada a produção de materiais didáticos para o ensino remoto, reforço escolar e intervenção pedagógica. As ações contemplaram cerca de 1.645 alunos, 42 turmas, distribuídas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio. A imersão dos residentes no ambiente escolar por meio da RP tem promovido o aperfeiçoamento da formação dos residentes na área da Biologia, de forma ativa no desenvolvimento de habilidades inerentes a profissão relacionando teoria e prática docente, o que tem contribuído nas ações locais que visem a melhora na qualidade do ensino das escolas-campo em tempo real, proporcionando uma reflexão sobre o modo de ensinar diante dos desafios impostos pela pandemia." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4007_TB2321_16112023235234.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAQUEL DE CARVALHO COTA" "autor_nome_curto" => "MARIA Raquel" "autor_email" => "cotamraquel@ufam.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }