REPRESENTAÇÃO INDÍGENA NAS AULAS DE HISTÓRIA: DO CENTRO-OESTE PAULISTA AO NACIONAL
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Desenvolvido com os alunos do 8ºB da escola Lydia Alexandrina Nava Cury, de Bauru (SP), o projeto aborda as representações dos povos indígenas brasileiros desde a chegada dos europeus até meados do século XX. O presente relato destaca as vivências durante a aplicação do projeto acerca das representações indígenas brasileiras nas aulas de História, com o objetivo de identificar e analisar, mediante fontes textuais e iconográficas, as formas de apresentação dos povos nativos no processo de ocupação do centro-oeste paulista e do Brasil por parte dos colonizadores, e pela ótica dos próprios indígenas. A metodologia adotada engloba a análise e interpretação de fontes históricas, discussões sobre os conceitos de "apropriação cultural", "representatividade" e "representação indígena", visitas técnicas à Reserva Indígena de Araribá e ao acervo do Núcleo de Pesquisa e História (NUPHIS) do Unisagrado, além de palestras e análises documentais sobre a história de Bauru e região, destacando os povos originários Kaingang, Oti e Guarani. Os resultados preliminares indicam uma concepção estereotipada dos indígenas entre os estudantes, no entanto, os trabalhos realizados permitiram desconstruir esses estigmas, promovendo o reconhecimento da diversidade e valorização dos povos nativos. Como conclusão, os alunos realizarão uma exposição física sobre os povos originários locais, abordando criticamente a perspectiva eurocêntrica nas fontes históricas e no imaginário brasileiro." 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