Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PIBID INTERDISCIPLINAR DA LETRAS UFRRJ/IM E O PARADIGMA DA APRENDIZAGEM E DA COMUNICAÇÃO: TRANSFORMANDO A SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102668
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 863
    "titulo" => "O PIBID INTERDISCIPLINAR DA LETRAS UFRRJ/IM E O PARADIGMA DA APRENDIZAGEM E DA COMUNICAÇÃO: TRANSFORMANDO A SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA."
    "resumo" => "Acreditamos ser de suma importância poder vivenciar o âmbito escolar e a dinâmica diária da sala de aula desde cedo, uma vez que tal vivência: (i) promove a integração entre teoria e prática, (ii) aprimora as competências pedagógicas dos licenciandos, (iii) estreita as relações entre universidade e escola, e, quiçá, (iv) corrobora para uma melhora da qualidade da educação do país. A partir disso, entendemos que o PIBID é uma iniciativa governamental muito necessária e que as práticas construídas nos subprojetos precisam ser partilhadas. Dito isto, o trabalho que apresentaremos tem como objetivo partilhar, com licenciandos de outras instituições de ensino, dispositivos de prática acerca de sondagem diagnóstica (Martins, 2012), que construímos junto ao subprojeto interdisciplinar da Letras/UFRRJ/IM “A autonomia, o uso ético dos espaços virtuais e a interdisciplinaridade nas aulas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola: em busca de dirimir defasagens e de ampliar horizontes” e aplicamos junto ao Colégio Estadual Doutor Mário Guimarães, pautados no paradigma da aprendizagem e da comunicação (Pacheco, 2019). Para esse congresso, selecionamos três dispositivos de prática: (i) o jogo “Batalha Naval”, voltado para a sondagem diagnóstica da turma; (ii) o gráfico, voltado para o feedback desse diagnóstico; (iii) o jogo “pega varetas”, para a atividade SOS. O ponto nevrálgico foi classes gramaticais, mas, ao final da atividade de SOS, percebemos que os aprendizes conseguiam associar as palavras a suas determinadas classes. Importante ressaltar que essa melhora foi percebida pelos pibidianos e pela professora supervisora em suas avaliações, mostrando assim a eficácia do paradigma."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID863_TB20_18112023230221.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO OLIVEIRA BICHARA"
    "autor_nome_curto" => "João Bichara"
    "autor_email" => "bicharar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102668
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 863
    "titulo" => "O PIBID INTERDISCIPLINAR DA LETRAS UFRRJ/IM E O PARADIGMA DA APRENDIZAGEM E DA COMUNICAÇÃO: TRANSFORMANDO A SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA."
    "resumo" => "Acreditamos ser de suma importância poder vivenciar o âmbito escolar e a dinâmica diária da sala de aula desde cedo, uma vez que tal vivência: (i) promove a integração entre teoria e prática, (ii) aprimora as competências pedagógicas dos licenciandos, (iii) estreita as relações entre universidade e escola, e, quiçá, (iv) corrobora para uma melhora da qualidade da educação do país. A partir disso, entendemos que o PIBID é uma iniciativa governamental muito necessária e que as práticas construídas nos subprojetos precisam ser partilhadas. Dito isto, o trabalho que apresentaremos tem como objetivo partilhar, com licenciandos de outras instituições de ensino, dispositivos de prática acerca de sondagem diagnóstica (Martins, 2012), que construímos junto ao subprojeto interdisciplinar da Letras/UFRRJ/IM “A autonomia, o uso ético dos espaços virtuais e a interdisciplinaridade nas aulas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola: em busca de dirimir defasagens e de ampliar horizontes” e aplicamos junto ao Colégio Estadual Doutor Mário Guimarães, pautados no paradigma da aprendizagem e da comunicação (Pacheco, 2019). Para esse congresso, selecionamos três dispositivos de prática: (i) o jogo “Batalha Naval”, voltado para a sondagem diagnóstica da turma; (ii) o gráfico, voltado para o feedback desse diagnóstico; (iii) o jogo “pega varetas”, para a atividade SOS. O ponto nevrálgico foi classes gramaticais, mas, ao final da atividade de SOS, percebemos que os aprendizes conseguiam associar as palavras a suas determinadas classes. Importante ressaltar que essa melhora foi percebida pelos pibidianos e pela professora supervisora em suas avaliações, mostrando assim a eficácia do paradigma."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID863_TB20_18112023230221.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO OLIVEIRA BICHARA"
    "autor_nome_curto" => "João Bichara"
    "autor_email" => "bicharar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Acreditamos ser de suma importância poder vivenciar o âmbito escolar e a dinâmica diária da sala de aula desde cedo, uma vez que tal vivência: (i) promove a integração entre teoria e prática, (ii) aprimora as competências pedagógicas dos licenciandos, (iii) estreita as relações entre universidade e escola, e, quiçá, (iv) corrobora para uma melhora da qualidade da educação do país. A partir disso, entendemos que o PIBID é uma iniciativa governamental muito necessária e que as práticas construídas nos subprojetos precisam ser partilhadas. Dito isto, o trabalho que apresentaremos tem como objetivo partilhar, com licenciandos de outras instituições de ensino, dispositivos de prática acerca de sondagem diagnóstica (Martins, 2012), que construímos junto ao subprojeto interdisciplinar da Letras/UFRRJ/IM “A autonomia, o uso ético dos espaços virtuais e a interdisciplinaridade nas aulas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola: em busca de dirimir defasagens e de ampliar horizontes” e aplicamos junto ao Colégio Estadual Doutor Mário Guimarães, pautados no paradigma da aprendizagem e da comunicação (Pacheco, 2019). Para esse congresso, selecionamos três dispositivos de prática: (i) o jogo “Batalha Naval”, voltado para a sondagem diagnóstica da turma; (ii) o gráfico, voltado para o feedback desse diagnóstico; (iii) o jogo “pega varetas”, para a atividade SOS. O ponto nevrálgico foi classes gramaticais, mas, ao final da atividade de SOS, percebemos que os aprendizes conseguiam associar as palavras a suas determinadas classes. Importante ressaltar que essa melhora foi percebida pelos pibidianos e pela professora supervisora em suas avaliações, mostrando assim a eficácia do paradigma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.