PREMISSAS PARA A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE QUALIDADE: UM OLHAR DOS INTEGRANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO ACERVO DE VIDEOAULAS DE MATEMÁTICA - ACERMAT
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103211 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 623 "inscrito_id" => 2308 "titulo" => "PREMISSAS PARA A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE QUALIDADE: UM OLHAR DOS INTEGRANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO ACERVO DE VIDEOAULAS DE MATEMÁTICA - ACERMAT" "resumo" => "O presente relato de experiência aborda a vivência dos autores como participantes do curso de capacitação “Produção de Audiovisual para Ensino” do Projeto de Extensão Acervo de Videoaulas de Matemática (ACERMAT), cujo propósito é a produção de videoaulas de matemática estruturadas e de curta duração, utilizando ferramentas e técnicas cinematográficas, e o armazenamento destas produções em um acervo para acesso do público como Recursos Educacionais Abertos (REA). Levando em consideração a influência e importância da produção audiovisual na sociedade, utilizar técnicas cinematográficas para produzir videoaulas atrativas e de qualidade é uma alternativa interessante, visto que muitos dos alunos chegam à escola como telespectadores, com acesso à videogames, celulares e internet em suas vivências diárias. Desta forma, é necessário pensar em incluir recursos audiovisuais, como videoaulas, na atividade docente, com o intuito de cativar os alunos e gerar interesse pelo que está sendo ensinado. Para produzir uma videoaula de qualidade e atrativa para os estudantes, é necessário atenção e cuidado em todas as etapas da produção, desde a roteirização, gravação, edição, até a finalização e distribuição do vídeo. Ao fim da capacitação, os autores e participantes tiveram a oportunidade de aprimorar a sua formação, desenvolvendo a capacidade de criar videoaulas envolventes e interativas para promover uma experiência de aprendizagem transformadora. A ideia norteadora deste relato de experiência é a de que ele possa contribuir para discussões e reflexões sobre a importância de uma videoaula bem produzida e acessível, capaz de gerar um impacto significativo na experiência de aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2308_TB623_19112023233232.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE LARA" "autor_nome_curto" => "EDUARDA" "autor_email" => "mariaeduardalara@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103211 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 623 "inscrito_id" => 2308 "titulo" => "PREMISSAS PARA A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE QUALIDADE: UM OLHAR DOS INTEGRANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO ACERVO DE VIDEOAULAS DE MATEMÁTICA - ACERMAT" "resumo" => "O presente relato de experiência aborda a vivência dos autores como participantes do curso de capacitação “Produção de Audiovisual para Ensino” do Projeto de Extensão Acervo de Videoaulas de Matemática (ACERMAT), cujo propósito é a produção de videoaulas de matemática estruturadas e de curta duração, utilizando ferramentas e técnicas cinematográficas, e o armazenamento destas produções em um acervo para acesso do público como Recursos Educacionais Abertos (REA). Levando em consideração a influência e importância da produção audiovisual na sociedade, utilizar técnicas cinematográficas para produzir videoaulas atrativas e de qualidade é uma alternativa interessante, visto que muitos dos alunos chegam à escola como telespectadores, com acesso à videogames, celulares e internet em suas vivências diárias. Desta forma, é necessário pensar em incluir recursos audiovisuais, como videoaulas, na atividade docente, com o intuito de cativar os alunos e gerar interesse pelo que está sendo ensinado. Para produzir uma videoaula de qualidade e atrativa para os estudantes, é necessário atenção e cuidado em todas as etapas da produção, desde a roteirização, gravação, edição, até a finalização e distribuição do vídeo. Ao fim da capacitação, os autores e participantes tiveram a oportunidade de aprimorar a sua formação, desenvolvendo a capacidade de criar videoaulas envolventes e interativas para promover uma experiência de aprendizagem transformadora. A ideia norteadora deste relato de experiência é a de que ele possa contribuir para discussões e reflexões sobre a importância de uma videoaula bem produzida e acessível, capaz de gerar um impacto significativo na experiência de aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2308_TB623_19112023233232.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE LARA" "autor_nome_curto" => "EDUARDA" "autor_email" => "mariaeduardalara@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }