VIVÊNCIAS NO CULTIVO DE HORTALIÇAS E VERDURAS NA HORTA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DO ALUNO 8º E 9 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103284 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 713 "inscrito_id" => 5002 "titulo" => "VIVÊNCIAS NO CULTIVO DE HORTALIÇAS E VERDURAS NA HORTA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DO ALUNO 8º E 9 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "RESUMO - A avaliação qualitativa é uma forma que busca compreender as relações das atividades práticas com atividades didáticas na escola pública além de uma possível reflexão sobre a importância dessas relações no contexto do processo ensino-aprendizagem. Ao avaliar a vivência dos estudantes nos espaços das áreas de horta escolar onde foi possível realiza o cultivo experimental e desenvolver experiências práticas com a produção de vegetais e hortaliça. Através dos professores de Educação Física, Eletiva de Educação Física, Ciências, Eletiva de Ciências, Docentes Orientadores (DOT) e residentes de Biologia do Programa de Residências Pedagógica Instituto Federal de Alagoas (PRP-IFAL) foram iniciada as atividades na área da horta com preparação do solo e plantio de sementes nos meses de julho a agosto de 2023 visando a obtenção de uma área experimental. Os resultados foram avaliados em 15, 20 e 30 dias após o plantio com atividades direcionadas a contagem dos tipos de plantas cultivadas, a participação dos estudantes nas etapas de desenvolvimento do projeto e no modo como foi plantado. Desenvolver estratégias e habilidades para que os estudantes realizem previsões qualitativas e quantitativas através da vivência dos fatos do dia a dia pode ser um modo de organizar o conhecimento, e incentivar práticas experimentais para o ensino fundamental II. Além de buscar atividades que possam ser integradas com interdisciplinar e assim os estudantes podem compreender como a vivência pode manter no ambiente escolar a visão do aluno participativo e que possivelmente pode levar a novas teorias e conceitos sobre modelos de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5002_TB713_16112023223910.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDNEY JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SIDNEY" "autor_email" => "sjs1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103284 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 713 "inscrito_id" => 5002 "titulo" => "VIVÊNCIAS NO CULTIVO DE HORTALIÇAS E VERDURAS NA HORTA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DO ALUNO 8º E 9 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "RESUMO - A avaliação qualitativa é uma forma que busca compreender as relações das atividades práticas com atividades didáticas na escola pública além de uma possível reflexão sobre a importância dessas relações no contexto do processo ensino-aprendizagem. Ao avaliar a vivência dos estudantes nos espaços das áreas de horta escolar onde foi possível realiza o cultivo experimental e desenvolver experiências práticas com a produção de vegetais e hortaliça. Através dos professores de Educação Física, Eletiva de Educação Física, Ciências, Eletiva de Ciências, Docentes Orientadores (DOT) e residentes de Biologia do Programa de Residências Pedagógica Instituto Federal de Alagoas (PRP-IFAL) foram iniciada as atividades na área da horta com preparação do solo e plantio de sementes nos meses de julho a agosto de 2023 visando a obtenção de uma área experimental. Os resultados foram avaliados em 15, 20 e 30 dias após o plantio com atividades direcionadas a contagem dos tipos de plantas cultivadas, a participação dos estudantes nas etapas de desenvolvimento do projeto e no modo como foi plantado. Desenvolver estratégias e habilidades para que os estudantes realizem previsões qualitativas e quantitativas através da vivência dos fatos do dia a dia pode ser um modo de organizar o conhecimento, e incentivar práticas experimentais para o ensino fundamental II. Além de buscar atividades que possam ser integradas com interdisciplinar e assim os estudantes podem compreender como a vivência pode manter no ambiente escolar a visão do aluno participativo e que possivelmente pode levar a novas teorias e conceitos sobre modelos de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5002_TB713_16112023223910.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDNEY JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SIDNEY" "autor_email" => "sjs1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }