METRÓPOLE, INFRAESTRUTURA URBANA E CIDADANIA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104940 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2618 "inscrito_id" => 9350 "titulo" => "METRÓPOLE, INFRAESTRUTURA URBANA E CIDADANIA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ" "resumo" => "O conceito de cidadania é amplo e complexo; normalmente seu sentido mais conhecido é a noção de direitos e deveres. A abrangência do conceito demanda debates no sentido de sua melhor apreensão. A geografia escolar se torna um importante instrumento para se trabalhar a cidadania, já que lida com processos que ocorrem no espaço e que, em grande medida, impactam no pleno gozo da cidadania na cidade. Nesse sentido, por meio da participação no Programa Residência Pedagógica, subprojeto “Cidade e cidadania: construindo caminhos para o ensino de geografia na educação básica”, buscou-se desenvolver, com alunos do 9º ano da escola Instituto Bom Pastor, a consciência cidadã através de problemáticas relacionadas à infraestrutura urbana de saneamento básico, vivenciadas no cotidiano da metrópole. A aplicação da proposta denominada “Infraestrutura urbana na Região Metropolitana de Belém e sua inserção no ensino de geografia: contribuições para uma formação cidadã” teve como objetivo desenvolver a consciência cidadã através da abordagem de problemáticas relacionadas à infraestrutura de saneamento básico enfrentados pelos moradores da Região Metropolitana de Belém. A metodologia utilizada para a aplicação da proposta consistiu no uso de aulas expositivas e dialogadas, debates em sala de aula e aula-campo. Ao final da proposta notou-se um posicionamento mais crítico por paarte dos alunos em relação à importância da infraestrutura urbana, bem como de seu papel, enquanto cidadãos, na cobrança desses serviços." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9350_TB2618_24112023231923.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIGIANE LEANDRA CAMPOS NATIVIDADE" "autor_nome_curto" => "LIGIANE" "autor_email" => "ligianecampos488@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104940 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2618 "inscrito_id" => 9350 "titulo" => "METRÓPOLE, INFRAESTRUTURA URBANA E CIDADANIA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ" "resumo" => "O conceito de cidadania é amplo e complexo; normalmente seu sentido mais conhecido é a noção de direitos e deveres. A abrangência do conceito demanda debates no sentido de sua melhor apreensão. A geografia escolar se torna um importante instrumento para se trabalhar a cidadania, já que lida com processos que ocorrem no espaço e que, em grande medida, impactam no pleno gozo da cidadania na cidade. Nesse sentido, por meio da participação no Programa Residência Pedagógica, subprojeto “Cidade e cidadania: construindo caminhos para o ensino de geografia na educação básica”, buscou-se desenvolver, com alunos do 9º ano da escola Instituto Bom Pastor, a consciência cidadã através de problemáticas relacionadas à infraestrutura urbana de saneamento básico, vivenciadas no cotidiano da metrópole. A aplicação da proposta denominada “Infraestrutura urbana na Região Metropolitana de Belém e sua inserção no ensino de geografia: contribuições para uma formação cidadã” teve como objetivo desenvolver a consciência cidadã através da abordagem de problemáticas relacionadas à infraestrutura de saneamento básico enfrentados pelos moradores da Região Metropolitana de Belém. A metodologia utilizada para a aplicação da proposta consistiu no uso de aulas expositivas e dialogadas, debates em sala de aula e aula-campo. Ao final da proposta notou-se um posicionamento mais crítico por paarte dos alunos em relação à importância da infraestrutura urbana, bem como de seu papel, enquanto cidadãos, na cobrança desses serviços." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9350_TB2618_24112023231923.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIGIANE LEANDRA CAMPOS NATIVIDADE" "autor_nome_curto" => "LIGIANE" "autor_email" => "ligianecampos488@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }