Artigo Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-6720

LITERATURA DE AUTORIA NEGRA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE: IMPLEMENTAÇÃO E ABORDAGENS METODOLÓGICAS

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Publicado em 23 de janeiro de 2024

Resumo

Esta pesquisa surge da necessidade de se investigar acerca do processo de implementação da produção literária de autoria negra em escolas de ensino médio no município de Sobral-CE. A pesquisa visa principalmente perceber se as escolas investigadas abordam em sala de aula obras literárias de autores negros, como forma de valorizar a história e a cultura afro-brasileira, respeitando a Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. A pesquisa apresenta caráter descritivo-explicativo e abordagem qualitativa e será efetivada no período de setembro de 2023 a agosto de 2024. Serão aplicados questionários aos professores de literatura com perguntas em torno da inserção em sala de aula do estudo de obras literárias de autoria negra bem como sobre as abordagens metodológicas na aplicação desse estudo. De posse dos questionários respondidos, corpus da pesquisa, será realizado um estudo avaliativo das respostas com o intuito de se perceber os desafios e as perspectivas no processo investigado. Quanto aos resultados, espera-se que a pesquisa apresente contribuições relevantes para o processo de inclusão e valorização da literatura negro-brasileira nas escolas de ensino médio no município de Sobral. Pretende-se ainda que a pesquisa colabore com a promoção do entendimento sobre a importância do respeito e implantação da Lei Federal nº10.639 de 09 de janeiro 2003 nas instituições de ensino.

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