Artigo Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-6720

O AUTORRETRATO NA SALA DE AULA: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA INFÂNCIA.

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Publicado em 23 de janeiro de 2024

Resumo

[...] uma palavra escrita não pode nunca ser apagada. Carolina Maria de Jesus (1960) RESUMO Encontramos no caminho com Carolina Maria de Jesus, quando afirma que “uma palavra escrita não pode nunca ser apagada". As nossas escritas pretas, por mais que sejam sufocadas pela supremacia branca, elas sempre carregam enunciação e fulgem em práticas que desdobram-se em lutas e resistências aos processos de dominações existentes. Este artigo explora algumas experiências obtidas na pesquisa de Doutorado em Educação, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É fruto de investigações com as crianças (04 anos) da Educação Infantil, estudantes do CIEP Municipal do Rio de Janeiro. Este estudo representa uma contribuição na educação para as relações étnico-raciais na infância através do ensino das Artes Visuais. As propostas que serão registradas neste trabalho, são práticas da antirracistas na infância, trata-se de uma importante contribuição para os estudos sobre relações étnico-raciais. Estudar esse temática com as crianças é uma tarefa muito complexa e desafiadora, que inspira curiosidade, paciência, descoberta, partilha, afinal precisamos engenhar, brincar, criar, (...) e propor práticas pedagógicas que colaborem com uma educação antirracista na escola. Por isso, pensamos a metodologia do autorretrato. Criando oportunidades para que a criança fale e perceba-se e reconheça os seus pares, isso ajuda a avançar nas suas aprendizagens sobre identidade e raça. A nossa luta consiste no desafio da superação do racismo na infância. Esse que se constitui um grave problema na sociedade contemporânea e pode promover ideologia e/ou comportamento que envolve toda uma ação preconceituosa. Nesse cenário é importante que tenhamos repertórios para lidar com esse problema tão complexo que é falar sobre o racismo, principalmente na Educação Infantil. Palavras-chave: Autorretrato; racismo; Educação Infantil; Educação antirracista.

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