Artigo Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-6720

JUVENTUDES NEGRAS PERIFÉRICAS: QUE CAMINHOS EU TRILHO NA PESQUISA AFROCIENTRADA?

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Publicado em 23 de janeiro de 2024

Resumo

O presente relato de experiência descreve a participação de um jovem negro bolsista no projeto "Juventudes Negras Periféricas", iniciativa promovida pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI's) do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O projeto visa abordar a problemática do acesso e permanência de jovens negros e periféricos na Educação Superior. A narrativa destaca a insegurança enfrentada por jovens e adultos ao considerar a possibilidade de ingressar no ensino superior, devido à descentralização e falta de informações claras sobre políticas de Ações Afirmativas e programas de Assistência Estudantil. Para abordar essa questão, o projeto tem como objetivo geral desenvolver um sistema web que divulgue informações sobre cursos, políticas de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil em Santa Catarina, direcionado especialmente a estudantes do Ensino Médio público. O relato enfatiza o compromisso do jovem bolsista em contribuir para a promoção da igualdade e inclusão de pessoas negras socialmente excluídas. Ele descreve seu envolvimento na criação do aplicativo "Aquilombar", que fornece informações sobre universidades, cursos e vagas disponíveis por meio de cotas. Além disso, destaca a aprendizagem profunda sobre o sistema de ingresso por cotas e o orgulho de fazer parte de um projeto que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade. O relato conclui ressaltando os benefícios do projeto, que incluem o impacto direto na sociedade, formação cidadã e o fortalecimento das interações entre a comunidade do IFSC, instituições públicas e a sociedade em geral. O relato de experiência do jovem bolsista destaca a importância da ação afirmativa e da tecnologia como ferramentas para promover a inclusão e o acesso à Educação Superior, especialmente para jovens negros e periféricos, e seu compromisso em contribuir para esse objetivo.

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