O presente artigo pretende relatar os resultados de uma experiência realizada no âmbito de um projeto do PIBID do curso de Letras da UFCG, cujo objetivo foi avaliar as dificuldades de compreensaõ leitora apresentadas pelos alunos, para propor alternativas metodológicas que visassem minimizá-las. Apresentaremos um recorte das atividades que estão sendo desenvolvidas em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, voltadas para leitura e compreensão de textos do gênero Crônica, tomando por base o guia de elaboração de itens do MEC, em especial os descritores apresentados para o 9º ano do Ensino Fundamental. Observamos que os principais problemas apresentados pelos discentes foram a dificuldade de fazer inferências, de estabelecer relações lógicas discursivas, como também de compreender globalmente um texto. Diante do diagnostico obtido, foi realizado um trabalho de leitura direcionado para a formação de leitores críticos e reflexivos, e não apenas leitores decodificadores. Fundamentados em autores como Santos, Riche e Teixeira (2012), Marcuschi (2008; 2002) e Lino de Araújo (2013), planejamos e desenvolvemos várias atividades que envolveram diferentes estratégias de leitura. Buscamos promover o contato dos alunos com vários textos do gênero trabalhado, de autores diversos. Através da interação e diálogo entre a professora, os alunos e as bolsistas PIBID, realizamos atividades escritas, debates e discussões, buscando levar os alunos a enxergarem o que está além do texto, nas suas entrelinhas, e despertar sua capacidade argumentativa e crítica.