EVOLUMNI: UMA APLICAÇÃO MÓVEL PARA O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101360 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9135 "inscrito_id" => 1922 "titulo" => "EVOLUMNI: UMA APLICAÇÃO MÓVEL PARA O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "Este trabalho traz a apresentação e análise do Aplicativo Móvel Evolumni, que consiste numa ferramenta tecnológica digital desenvolvida para subsidiar as ações de coleta de dados dos ex-alunos do ensino médio integrado à educação profissional. Trata-se de um produto educacional em fase final de desenvolvimento, concebido no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus Campo Grande. Além de descrever as características e funcionalidades do Aplicativo, este estudo também propõe um diálogo sobre as etapas da pesquisa que fundamentaram sua construção. Para tanto, parte-se da discussão sobre a dualidade histórica da educação brasileira, buscando entender a organização do ensino médio integrado à educação profissional no movimento das contradições sociais e econômicas do país. O objetivo é trazer para o debate alguns elementos que qualifiquem a relação entre os objetivos propostos para esse ensino médio integrado e os sujeitos que ele efetivamente forma, tomando como referencial teórico-analítico a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball, com ênfase no contexto dos efeitos/resultados. O questionamento principal que direciona este estudo é: Quais funcionalidades o Aplicativo Móvel Evolumni possui e quais suas contribuições para a coleta de dados dos egressos do ensino médio integrado? Por fim, propõe-se uma reflexão sobre a importância do acompanhamento dos egressos da política educacional, em especial do ensino médio integrado, para a avaliação e aprimoramento da oferta dessa modalidade de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1922_TB9135_21082023234903.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI SANTOS" "autor_nome_curto" => "Davi Santos" "autor_email" => "dosantos.ms@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101360 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9135 "inscrito_id" => 1922 "titulo" => "EVOLUMNI: UMA APLICAÇÃO MÓVEL PARA O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "Este trabalho traz a apresentação e análise do Aplicativo Móvel Evolumni, que consiste numa ferramenta tecnológica digital desenvolvida para subsidiar as ações de coleta de dados dos ex-alunos do ensino médio integrado à educação profissional. Trata-se de um produto educacional em fase final de desenvolvimento, concebido no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus Campo Grande. Além de descrever as características e funcionalidades do Aplicativo, este estudo também propõe um diálogo sobre as etapas da pesquisa que fundamentaram sua construção. Para tanto, parte-se da discussão sobre a dualidade histórica da educação brasileira, buscando entender a organização do ensino médio integrado à educação profissional no movimento das contradições sociais e econômicas do país. O objetivo é trazer para o debate alguns elementos que qualifiquem a relação entre os objetivos propostos para esse ensino médio integrado e os sujeitos que ele efetivamente forma, tomando como referencial teórico-analítico a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball, com ênfase no contexto dos efeitos/resultados. O questionamento principal que direciona este estudo é: Quais funcionalidades o Aplicativo Móvel Evolumni possui e quais suas contribuições para a coleta de dados dos egressos do ensino médio integrado? Por fim, propõe-se uma reflexão sobre a importância do acompanhamento dos egressos da política educacional, em especial do ensino médio integrado, para a avaliação e aprimoramento da oferta dessa modalidade de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1922_TB9135_21082023234903.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI SANTOS" "autor_nome_curto" => "Davi Santos" "autor_email" => "dosantos.ms@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }